Skip to content

Imposto de Renda: o que acontece em casos de omissão ou atrasos

Imposto de Renda
Uma das principais perguntas em meados dos meses de abril a maio é o que acontece em caso de omissão ou atraso no Imposto de Renda.

Uma das principais perguntas em meados dos meses de abril a maio é o que acontece em caso de omissão ou atraso no Imposto de Renda. Afinal, a declaração do IR é um assunto sério que deve ser cuidadosamente realizado para evitar problemas com a Receita Federal.

Aqui na Ardon Contabilidade entendemos que esse medo muitas das vezes é um reflexo da pouca informação a respeito desses tributos. Por isso, prezamos sempre por repassar um pouco dos nossos conhecimentos para você que acompanha o nosso blog. 

No artigo de hoje, entenda o que acontece em casos como esse e também como evitar esse tipo de transtorno. 

Qual o grupo que deve declarar IR no Brasil?

O Imposto de Renda é um tributo federal cobrado de pessoas físicas e jurídicas, mesmo que elas residem no exterior ou aqui no Brasil. Afinal, toda renda gerada em nosso território exige a comprovação e pagamento.

No entanto, para comprovar os tributos, a Receita Federal já disponibiliza um formulário detalhado. Para saber se você deve realizar essa declaração, aqui no blog você encontra conteúdo completo sobre quem deve declarar IR 2023.

Erros mais comuns na declaração do IR

Alguns erros pequenos acontecem entre os declarantes do Imposto de Renda. No entanto, todo cuidado é pouco para não cair na Malha Fiscal ou Malha Fina da Receita Federal, pois o seu erro pode ser considerado uma omissão de valores importantes. 

Principais erros que acontecem quando não se tem uma contabilidade especializada:

  • Atribuição inadequada de valor aos seus bens;
  • Erros nas anotações de despesas com saúde e educação;
  • Falha da dedução do plano previdenciário;
  • Omissão dos rendimentos;
  • Erros na inclusão de gastos com dependentes.

Atraso no Imposto de Renda: o que acontece nesse caso?

Aqueles que não fazem a declaração do Imposto de Renda ou atrasam, estão sujeitos a sérios problemas. Um deles é principalmente os prejuízos financeiros relacionados às multas aplicadas no tempo de atraso.

A Receita Federal ainda determina um período extra para aqueles que atrasam a sua declaração. Após o fim desse período, outro prazo é dado, mas agora com a aplicação de multas por extrapolar as datas oficiais da declaração. 

E se eu não declarar o Imposto de Renda?

A situação é bem mais séria para aqueles que não fazem a declaração do IR mas estão no grupo de obrigatoriedade. O crime de sonegação fiscal pode ser um dos principais motivos para o início de uma investigação e reclusão de 2 a 5 anos.

As multas aplicadas pelos fiscais podem chegar a até 150% com base nos juros Selic. Por isso, sempre indicamos a nossa contabilidade consultiva para evitar problemas como esse. 

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo apresentamos de forma breve o que acontece em casos em que a declaração do IR é obrigatória mas o declarante atrasa ou não realiza. Por isso, indicamos sempre uma contabilidade especializada para evitar problemas com a Receita Federal.

A Ardon Contabilidade é referência em São Paulo. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de…
Quer trocar de contador?