Skip to content

Nota Fiscal de produtor rural: como emitir?

Nota Fiscal de produtor rural: como emitir?

A emissão da Nota Fiscal de produtor rural pode parecer uma burocracia para muitos, mas, na verdade, ela é super simples de ser emitida. Além disso, todos os produtores devem saber como isso funciona para manter em dia todas as suas obrigações

Como esse assunto ainda causa dúvida para muitos, preparamos um conteúdo especial aqui na Ardon Contabilidade sobre a importância da emissão de NF de produtor rural. Quer saber mais sobre esse tema? Então, acompanhe a breve leitura a seguir!

Saiba o que é uma Nota Fiscal de produtor rural

Também chamada de Nota Fiscal de produtor, é um documento emitido durante transações de venda envolvendo produtores agropecuários. Embora seja um tema frequentemente negligenciado, apenas recentemente tem recebido mais atenção, não sendo algo completamente novo.

Em julho de 2019, tornou-se obrigatório como parte do processo de recolhimento do Funrural, do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e da contribuição para a previdência rural.

Essa nota fiscal, além de ser mandatória, é crucial para comprovar a transação de venda e rastrear a origem dos produtos junto à Receita Federal e outros órgãos competentes.

Apesar de sua importância, o procedimento para sua emissão é relativamente simples. 

No entanto, é essencial que o produtor rural esteja atento a certos detalhes, como:

  • Utilizar séries distintas durante o registro no Sefaz;
  • A numeração da série na NF deve estar dentro do intervalo entre 920 e 969;
  • Além disso, há outros aspectos que podem variar de acordo com o município do produtor rural e os regulamentos em vigor nos órgãos responsáveis.

Será que é obrigatório emitir a Nota Fiscal de produtor rural?

É crucial que o produtor rural emita as notas fiscais, além de ser uma obrigação legal, essa prática oferece uma série de vantagens. Abaixo, listamos alguns dos benefícios que destacamos:

  • Acesso a benefícios legais;
  • Comprovações em instituições financeiras;
  • Controle na gestão de atividades financeiras;
  • Legalidade nas operações comerciais;
  • Regularidade fiscal.

Passo a passo para emitir a Nota Fiscal de produtor rural

Após explicar o que é e qual a importância desse documento para o produtor rural estar em dias com suas obrigações, separamos um breve passo a passo. Saiba a seguir, como emitir:

1- Realize o registro na Secretaria da Fazenda

Inicialmente, é essencial cadastrar-se na Secretaria da Fazenda, um procedimento indispensável para a emissão de notas fiscais.

2- Adquira um Certificado Digital

Para assinar eletronicamente os documentos, é necessário adquirir um Certificado Digital. Este é o próximo passo após o registro, e deve ser obtido por meio de uma autoridade certificadora.

4- Escolha um sistema emissor de notas fiscais

Há diversos sistemas disponíveis que permitem a emissão de notas fiscais sem custo. Portanto, é importante encontrar o sistema adequado para suas necessidades.

5- Preencha os dados da nota fiscal

Agora, é hora de preencher os campos solicitados na nota fiscal, incluindo informações como a natureza da mercadoria, valores, destinatário e emitente. 

É fundamental ter cuidado para evitar erros que possam exigir o cancelamento da nota e a necessidade de iniciar o processo de emissão novamente.

Conte com a Ardon e tenha auxílio profissional para emitir a Nota Fiscal de produtor rural!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz…
Quer trocar de contador?