Skip to content

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa. Afinal, mais importante do que abrir um negócio é manter a atenção total em seu funcionamento, despesas e a diversos outros detalhes. Por isso, acaba sendo bem mais fácil gerir tudo isso em uma sociedade. 

Existem também nichos de negócios que são bem mais caros do que outros em relação ao investimento inicial. Assim, abrir um societário passa a ser a primeira alternativa desde o plano de negócios. Há casos em que os sócios colaboram também com suas habilidades nos negócios além do capital de giro

Portanto, se você é um empreendedor que deseja abrir uma sociedade, esse conteúdo é seu. Continue a leitura e saiba como prosseguir!

Atenção aos tipos ao abrir um societário

O societário carrega consigo alguns tipos de empresa que permite que os empreendedores atuem em sociedade. São elas:

  • Sociedade Simples Pura ou Limitada;
  • Sociedade Empresária Limitada;
  • Sociedade Anônima de Capital Fechado ou Aberto. 

Conhecer cada tipo desse antes de abrir um societário é de suma importância, pois elas possuem deveres que diferem uma das outras, assim como seus limites. Por isso, conte com um especialista na hora de abrir um CNPJ em sociedade. 

Atenção ao abrir um societário

Societário é o termo utilizado para representar uma empresa que possui uma estrutura de sociedade. Por isso, a escolha do sócio para o seu negócio é fundamental para a saúde da empresa e principalmente para o seu desenvolvimento no mercado. 

Para evitar transtornos futuramente, escolha com cautela. Antes de tudo, observe se o sócio que você tem em mente possui os mesmos ideais que os seus, se as ideias se assemelham. Ademais, será necessário que a visão de ambos seja a mesma para representar a visão da empresa. 

Por fim, procure aquele com que o grau de confiança é bom suficiente para partilhar as decisões e negócios. 

Como abrir um societário?

O primeiro passo para abrir um societário é partir para a constituição do Contrato Social. Ele registra as principais informações da empresa que por sua vez assegura os deveres e direitos dos sócios envolvidos na abertura de negócio. 

O próximo passo é procurar a Junta Comercial da sua região para registrar o Contrato Social e assim receber o NIRE (Número de Identificação no Registro da Empresa). 

Como já destacamos, opte sempre por contar com um contador que entenda de sociedade empresarial para auxiliar em todas as burocracias. 

Algumas das principais etapas que o contador pode auxiliar e otimizar na abertura da empesa é com:

  • A inscrição estadual;
  • Cadastro do CNPJ da empresa;
  • Alvará de Localização e funcionamento;
  • inscrição municipal.

Conte com a Ardon para abrir um societário de sucesso

A Ardon Contabilidade é especialista na abertura de empresas em sociedade. Por isso, se você deseja ter um sócio para abrir o seu negócio e ainda não sabe qual, conte com uma contabilidade especializada desde o início. 

Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos ajudar!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A emissão da Nota Fiscal de produtor rural pode parecer…
Quer trocar de contador?