Skip to content

O que é o Imposto de Renda e para que ele serve?

O que é o Imposto de Renda e para que ele serve?
O que é o Imposto de Renda e para que ele serve? No primeiro semestre do ano muitas pessoas já comecem a busca por conteúdos sobre IR

É natural que no primeiro semestre do ano muitas pessoas já comecem a busca por conteúdos sobre Imposto de Renda. Afinal, quando surge a necessidade de realizar esse tipo de declaração, nem todos ainda sabem o que é e nem para que serve. 

Pensando nisso, a Ardon Contabilidade elaborou um conteúdo especial que esclarece essas e outras principais dúvidas. Para saber mais sobre o assunto, acompanhe essa breve leitura!

Imposto de rendas: o que é e qual a sua importância?

O Imposto de Renda ou IR como muitos contadores chamam é um dos tributos federais onde a cobrança acontece anualmente. No entanto, o valor a ser pago é determinado conforme as manipulações financeiras do contribuinte. 

Sendo assim, o valor pode variar conforme cada declarante, pois ele considera o seu patrimônio e renda anual somada até a data da declaração. O valor recolhido nessa cobrança possui aplicação social para serviços de educação e saúde para a população. 

Geralmente, a declaração do IR de pessoas físicas acontece em meados de março até o mês de abril. Alguns anos o Governo já chegou a estender, mas não é algo tão comum mesmo que possa acontecer a qualquer momento.

Quem deve fazer a declaração do Imposto de Renda?

Apesar de ser um tributo federal, nem todos os brasileiros devem realizar essa declaração.Para o ano de 2023, as regras de isenção são para aqueles que obtiveram rendimentos mensais de até R$1.903,98. 

Logo, aqueles que manipulam valores mensais a partir do que citamos anteriormente, devem realizar a sua declaração. O mesmo cabe para trabalhadores que não são CLT, também devem fazer a sua declaração de IR.

Saiba o que é a malha fina da Receita Federal

Para fazer uma declaração de Imposto de Renda é de grande importância separar atentamente cada documento solicitado. Afinal, em casos de erros ou omissão de informações, o seu CPF pode cair na malha fina da Receita Federal.

A malha fina nada mais é do que a sua declaração que fica retida na Receita Federal por apresentar inconsistência. Essa inconsistência pode ser omissão de dados ou erro nas informações declaradas. 

Por isso, todo cuidado é pouco para evitar problemas como esse, pois além de multas, você pode ter o seu CPF bloqueado até resolver o problema com a Receita Federal. 

Como declarar IR com segurança nos meus dados? 

Se você deseja fazer uma declaração do seu Imposto de Renda sem correr o risco de cair na malha fina, conte com especialistas no assunto. A Ardon Contabilidade é destaque em serviços contábeis para pequenos e médios empreendedores. 

Aqui você conta com um time de especialistas e uma assessoria completa para reunir toda a documentação necessária para sua declaração. Trabalhamos também com assessoria para a restituição de valores. 

Por isso, fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e contrate a melhor contabilidade na Parada de Taipas-SP.

Se você gostou do conteúdo, acompanhe o nosso blog e receba mais assuntos importantes como esse!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Uma das principais perguntas em meados dos meses de abril…
Quer trocar de contador?