Skip to content

Conheça as datas para receber o PIS e PASEP

Conheça as datas para receber o PIS e PASEP
O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) já tiveram seus calendários de pagamentos lançados.

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) já tiveram seus calendários de pagamentos lançados. Além disso, esses são dois importantes benefícios para os trabalhadores brasileiros.

Se você ainda não conhece as datas e é beneficiário de um dos dois, a Ardon Contabilidade elaborou um conteúdo especial. Fique atento aos prazos e saiba o que você irá precisar fazer para garantir o recebimento desses valores na sua conta. Afinal, o calendário de pagamento para esses benefícios muda todo ano. 

Datas para pagamento do PIS e PASEP 

As datas de pagamento do PIS sempre são definidas conforme o mês de nascimento do beneficiário. Já o pagamento se inicia geralmente na segunda parte do ano se estendendo até o primeiro mês do semestre seguinte. Esses critérios foram obedecidos para 2023. 

As datas de pagamento referente ao ano base de 2021 do PIS e PASEP para pagamento em 2023 já foram divulgadas no dia 15 de fevereiro. Vale destacar que esse abono pode chegar a alcançar até um salário mínimo e meio.

O cronograma de pagamento prevê o pagamento dos abonos até julho, dia 17. A estimativa é que esse pagamento atenda 2 lotes de pagamento em cada mês, ficando esse valor disponibilizado nas contas dos trabalhadores até o dia 28 de dezembro de 2023. 

Datas para pagamento do PIS

Como destacamos, o PIS é um benefício destinado para os trabalhadores da iniciativa privada. Em relação às datas, os nascidos no mês de janeiro, têm o seu abono liberado no mês seguinte, fevereiro. Quem nasceu em abril e março, o valor cai a partir do dia 15 de março. 

Essa lógica segue até a data de nascimento de todos os beneficiários. 

Datas para pagamento do PASEP

O PASEP é o Programa de formação do Patrimônio do Servidor Público, um benefício destinado a complementar a renda dos trabalhadores desse grupo. Para esse grupo o calendário começa da mesma forma, iniciou-se no dia 15 de fevereiro. 

No entanto, as datas do PIS e PASEP podem variar entre si, pois o pagamento do PASEP tende a ser realizado conforme o número final da inscrição do beneficiário. Para isso, é importante identificar a sua data de depósito conforme a sua inscrição. 

Terminados em 0 estavam previstos para o dia 15 de fevereiro, em 1 para março, 2  e 3 para abril, 4 e 5 para maio e assim sucessivamente até o número 8 e 9 no mês 7. 

Pontos importantes antes de receber o PIS e PASEP

Para receber esses benefícios com maior segurança, existem alguns pornos importantes a serem considerados. A seguir, listamos os principais para você beneficiário:

  • Verifique se você tem direito ao benefício;
  • Confira as datas de pagamento;
  • Esteja com seus dados atualizados na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil;
  • Utilize o benefício de forma consciente.

Para mais informações sobre as datas do PIS e PASEP ou outros benefícios, entre em contato com a Ardon Contabilidade ou acompanhe o nosso blog!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A contabilidade para e-commerce é de suma importância para aqueles…
Quer trocar de contador?