Skip to content

Alvará de Funcionamento: Quais Os Riscos Para Restaurantes?

alvará de funcionamento

Quais são os riscos que o seu restaurante pode enfrentar sem um alvará de funcionamento?

O alvará de funcionamento é apenas uma das diversas burocracias da abertura de empresa, mas a importância dele é incontestável para qualquer restaurante que preze pela sua permanência no mercado

Não é novidade para nenhum empreendedor que existem diversas burocracias a serem cumpridas antes de, finalmente, abrir as portas e receber os primeiros clientes, mas quando se é dono de um restaurante — ou um futuro dono —, as coisas podem ser um pouco mais complexas.

Sendo assim, quando se trabalha com alimentos, existem muitas — mas muitas mesmo — burocracias a serem concluídas para que o Fisco não seja um fantasma a te assombrar e, também, as questões inerentes ao negócio em si.

Tendo isso em vista, muitos empreendedores, com ou sem ciência, podem ignorar certos documentos que são importantíssimos para que o seu estabelecimento não sofra nas mãos da fiscalização, e é para evitar que algum erro nesse sentido ocorra no seu estabelecimento.

Portanto, hoje iremos falar sobre um documento fundamental na abertura de qualquer restaurante: o alvará de funcionamento e, para além disso, quais são as consequências de ser pego operando sem que ele esteja em dia.

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é o alvará de funcionamento?

Parando para uma breve explicação, o alvará de funcionamento é um documento que só é emitido depois de reunidas documentações cruciais para o bom funcionamento do seu estabelecimento, como o alvará do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

Em suma, ele é uma permissão do Governo para que o seu estabelecimento opere dentro da lei, pois ele só pode ser obtido uma vez que o restaurante cumpra os requisitos mínimos de segurança e saúde para funcionar.

Quais os riscos de não ter o alvará de funcionamento para o seu restaurante?

Geralmente, fugimos de qualquer tipo de penalidade possível e, portanto, é importante saber quais são as consequências de ter um restaurante funcionando sem o alvará de funcionamento válido.

Multa

O básico de tudo é a aplicação de multa, que já é algo péssimo.

O valor da multa é variável e renovável a cada 30 dias, ou seja, se for constatado novamente que o seu restaurante não regularizou a situação do alvará de funcionamento, será aplicada novamente a multa.

Apreensão

Outra consequência pouco falada é a apreensão de bens e mercadorias do seu restaurante, que pode acarretar em prejuízos ainda maiores do que uma simples multa.

Fechamento

Piorando a situação, o fechamento do restaurante é uma alternativa que pode, inclusive, vir da sua parte devido à multa e/ou apreensão de bens.

Cancelamento do Registro Profissional

Por fim, outra possibilidade é o cancelamento do seu Registro Profissional, outra consequência pouco discutida, mas que pode causar efeitos a longo prazo na sua carreira como empreendedor.

Por fim, os riscos que o seu restaurante pode correr antes mesmo de virar um negócio são inúmeros, mas possuem uma única solução: uma contabilidade especializada em restaurantes!

Se precisar de ajuda para manter o seu restaurante no caminho do sucesso, basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um especialista!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Os 4 maiores erros de folha de pagamento que os…
Quer trocar de contador?