Skip to content

Planejamento tributário ajuda a reduzir os impostos

Planejamento tributário ajuda a reduzir os impostos
O planejamento tributário é a forma mais segura de cumprir integralmente a agenda fiscal da empresa e, ao mesmo tempo, reduzir os impostos.

O planejamento tributário é a forma mais segura de cumprir integralmente a agenda fiscal da empresa e, ao mesmo tempo, reduzir os impostos.

Para isso, é imprescindível ter conhecimento especializado e atualizado em contabilidade, direito tributário e administração de negócios.

Entenda melhor sobre a importância do planejamento tributário para a gestão dos negócios. Continue lendo o post.

O que é planejamento tributário?

O planejamento tributário pode ser definido como sendo a prática da atividade empresarial em caráter preventivo quanto aos atos e fatos administrativos.

O seu objetivo é prever o impacto dos tributos nas atividades econômicas da empresa, com base nas opções de regime tributário disponíveis.

Dessa forma, a ideia é adotar um conjunto de condutas que possibilitem evitar, adiar, transferir ou mitigar a ocorrência do fato gerador dos tributos, ou reduzir os impostos.

Tipos de planejamento tributário

Sendo o planejamento tributário o estudo dos resultados menos onerosos para as empresas, em virtude da sua carga tributária, ele pode ser de cunho:

Preventivo: trata-se de atividades contínuas para garantir o cumprimento integral da legislação tributária, sejam as obrigações principais e/ou acessórias;

Corretivo: refere-se ao estudo de soluções para corrigir possíveis erros e/ou falhas ocorridas em algum momento no cumprimento do calendário fiscal;

Especial: quando é necessário apresentar conclusões precisas para fatos tributários complexos ocorridos em algum período.

Além da possibilidade de reduzir os impostos, o planejamento tributário também viabiliza a defesa do contribuinte ou do responsável em processos administrativos ou judiciais.

Planejamento tributário gera economia para a empresa

Um planejamento tributário bem elaborado, além de resultar na redução dos impostos, também pode viabilizar melhora no desempenho comercial da empresa.

Isso porque o planejamento tributário, bem executado, contribui em diversos aspectos econômicos da empresa, como por exemplo:

  • Aumento de vendas;
  • Entrada em novos mercados;
  • Acesso a financiamentos público e privado;
  • Facilidade na renegociação de dívidas;
  • Redução de despesas ou custos.

Como visto, a gestão tributária eficiente fornece informações importantes à administração quanto ao comportamento dos tributos no desenvolvimento geral da empresa.

Planejamento tributário na prática

Em termos mais práticos, a elaboração do planejamento tributário envolve:

  • O mapeamento do negócio;
  • O levantamento dos dados relativos à prática das atividades econômicas da empresa;
  • A análise das oportunidades tributárias;
  • A utilização dos meios lícitos para a empresa pagar menos impostos;
  • O direcionamento de receitas extras para aumentar a margem de lucro e para investimentos financeiros;
  • A recuperação dos créditos tributários, em virtude dos pagamentos realizados de impostos indevidos ou pagos em maior valor;
  • A solicitação dos créditos tributários via processo administrativo ou judicial.

Dentre outros fatores, a organização e a definição do cronograma de ações também são cruciais para garantir o sucesso do planejamento tributário.

Conclusão

Em suma, o planejamento tributário beneficia a empresa por completo, uma vez que a redução dos impostos produz efeito econômico em cadeia nas diferentes atividades empresariais.

No entanto, para obter êxito na governança tributária, a participação do proprietário da empresa no processo do planejamento tributário é inegociável.

Afinal, mesmo que de forma indireta, a tomada de decisão é sua responsabilidade, e disso também depende os bons resultados.

Aproveite ao máximo os benefícios do Planejamento Tributário na sua empresa. Clique aqui e saiba como.

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A Gestão de Custos possibilita às empresas manter a boa…
Quer trocar de contador?