A Gestão de Custos possibilita às empresas manter a boa saúde financeira nos negócios, desde que seja executada corretamente.
Por isso, mesmo para os pequenos negócios, é importante que o empreendedor procure conhecer os conceitos básicos da gestão de custos.
Afinal, ele é o maior interessado no bom andamento do seu negócio, sendo também o principal responsável pelo sucesso financeiro da empresa.
No entanto, é possível delegar a gestão de custos para profissionais especializados e experientes, ajudando a empresa a manter a competitividade no mercado.
Continue lendo este post até o final e conheça os benefícios da gestão de custos para a saúde financeira da sua empresa. Bom proveito!
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ToggleGestão de Custos: conceitos básicos
Entender os conceitos básicos da gestão de custos é de suma importância para saber distinguir corretamente todos os gastos envolvidos na atividade empresarial.
Assim, evitando cometer erros na classificação dos valores de custos, despesas e investimentos, uma vez que isso interfere no cálculo de custos e preços de vendas.
Portanto, para não correr o risco de comprometer os resultados financeiros da empresa, é importante saber diferenciar os conceitos-chave da gestão de custos.
Veja a definição de cada um deles nos tópicos seguintes.
Gasto
Gasto é o termo utilizado para descrever a ocorrência de dispêndio de recursos com:
- Obrigações;
- Fornecedores;
- Empréstimos, dentre outros.
Sendo o gasto um conceito abrangente em gestão de custos, ele também pode ser utilizado para representar investimentos, custos fabris, despesas administrativas etc.
Custos
Os custos se referem aos gastos realizados no processo de fabricação de produtos ou de prestação de serviços.
Com base nisso, podem ser classificados como custos de produção:
- Matérias-primas consumidas;
- Salários e encargos sociais do pessoal da produção;
- Combustíveis;
- Energia e água;
- Seguro do prédio industrial;
- Manutenção e depreciação das máquinas industriais, dos móveis e das ferramentas utilizadas na linha de produção.
Em geral, podem ser classificados como custos todos os gastos envolvidos no processo produtivo, do início ao fim.
Despesas
São classificadas como despesas os gastos decorrentes das atividades gerenciais da organização, portanto, que não estão ligados às atividades de produção.
Conceitualmente, o termo despesa abrange o dispêndio voluntário de recursos com bens e serviços para fins de obtenção de receitas diretas ou indiretas.
Investimentos
Investimentos são os gastos provenientes da aquisição de bens e direitos, na perspectiva de gerar receitas econômicas em períodos futuros.
Neste caso, são considerados investimentos as aquisições de máquinas industriais e lote de matérias-primas, por exemplo.
Perdas
São consideradas perdas os fatores decorrentes da ineficiência da gestão da empresa. Sendo alguns exemplos:
- Incêndios ou inundações;
- Furto de mercadorias ou matérias-primas;
- Erros na linha de produção etc.
Enfim, são classificáveis como perdas todos os eventos que fogem às atividades normais de operação da empresa.
Conclusão
Como visto, a Gestão de Custos, quando executada corretamente, tende a favorecer a política de preços praticada pela organização.
Dessa forma, os donos de negócios podem ter uma melhor compreensão de como precificar os seus produtos e serviços, sem comprometer a competitividade no mercado.
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