Skip to content

Planejamento Estratégico: O Que É E Quando É Hora De Fazê-lo?

planejamento estratégico

O que é um planejamento estratégico e é uma boa ideia fazê-lo antes de abrir a sua empresa?

Se você está pensando ou está prestes a abrir o seu negócio e não sabe o que é ou se deveria fazer um planejamento estratégico, a hora de sanar as suas dúvidas chegou!

A burocracia faz parte — inclusive, faz grande parte — do processo de abertura de empresa, afinal de contas, existem diversas certificações, registros e avais que precisam ser providenciados antes mesmo de abrir as portas e começar a fazer o seu trabalho.

Feliz ou infelizmente, todo empreendedor precisa passar por esse processo, uma vez que é obrigatório por lei providenciar uma série de documentações para que a sua atividade seja legalizada no território nacional.

Sendo assim, os empreendedores passam as primeiras semanas de “mão na massa” apenas cuidando de pilhas e pilhas de papelada, fazendo com que o processo seja um tanto quanto chato.

Portanto, quando se vê uma tarefa que não é obrigatória por lei e não é necessária para dar prosseguimento ao processo de abertura de empresa, o mais comum — e não podemos culpar ninguém por isso — é deixar o afazer de lado e focar no que realmente é indispensável para concluir a abertura.

Mas, não é porque a tarefa não é obrigatória que ela não possui poder de mudar — para melhor — o futuro do seu empreendimento!

Hoje, falaremos do planejamento estratégico e se é uma perda de tempo ou não fazê-lo durante o processo de abertura de empresa!

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um conjunto de ações que coordenam diversos aspectos que, no fim, objetivam atingir metas e objetivos estabelecidos por você, empreendedor.

Sendo assim, ele mexe com aspectos como a dinâmica dos processos no seu negócio, os recursos disponíveis e os que serão necessários para atingir as metas, ações e decisões que, em conjunto, trabalham a favor do seu sucesso no mercado.

Qual a importância de fazer um planejamento estratégico na fase de abertura de empresa?

Como você pôde observar, o planejamento estratégico não é uma tarefa insignificante para um empreendimento, muito pelo contrário, ele é fundamental para que o seu negócio tenha um caminho traçado para o sucesso, com ações e direcionamentos pré-pensados e focados em atingir os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.

Dessa forma, fazê-lo no momento de abertura de empresa potencializa o efeito dele, uma vez que desde o início das suas atividades, você está usando todas as suas ações em prol do seu sucesso e seguindo um plano pré-estabelecido.

Qual é o momento ideal para fazer um planejamento estratégico se você já abriu o seu negócio?

Se você já abriu o seu negócio e não fez um planejamento estratégico, não se preocupe!

O planejamento estratégico é um documento que pode ser realizado a qualquer momento, e mesmo que o melhor momento seja a abertura de empresa, não significa que o seu negócio não possa elaborar um depois desse momento.

Para isso, conte com um contador para te ajudar!

Se você quiser ajuda para elaborar e colocar em prática o seu planejamento, entre em contato com a gente clicando no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela!

Estamos te esperando!

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O que são os registros contábeis e qual é a…
Quer trocar de contador?