Skip to content

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com a implementação desse novo sistema é de sua importância explicar como ele irá funcionar e quais as principais mudanças que ele traz consigo. 

Em resumo, o FGTS Digital nada mais é do que uma implementação de uma nova plataforma criada para centralizar tudo sobre o FGTS. Assim, nesse sentido ele tende a substituir com o passar dos meses a SEFIP. 

As empresas terão acesso a uma facilidade maior com as informações coletadas do eSocial. Assim, as guias rápidas serão emitidas de forma personalizada com uma maior agilidade e eficiência. 

Quer saber mais sobre esse tema? Então acompanhe a breve leitura a seguir!

Saiba o que é o FGTS Digital

Como destacamos anteriormente, o FGTS Digital é uma plataforma criada pelo Governo a pouco tempo para centralizar todas as informações e recolhimento do FGTS. Além disso, ela tem como um objetivo facilitar a emissão de documentos para as empresas e empregados. 

Com o passar dos meses, essa nova plataforma irá substituir o SEFIP. Desde 2019 foi dado início as novas atualizações que chegam para as empresas agora em 2024 e que também já passaram pela fase de testes. 

Inclusive, o responsável pelo lançamento e manutenção é o próprio Conselho Curador de Fundo. 

Quais os objetivos do FGTS Digital?

O FGTS Digital, uma plataforma que visa facilitar a vida dos usuários, tem como principais metas:

  • Melhorar a qualidade da prestação de serviços, reduzindo a burocracia;
  • Facilitar a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores;
  • Agilizar a apuração, arrecadação e lançamento de recursos do FGTS;
  • Aperfeiçoar a fiscalização do recolhimento de recursos.

Sendo assim, podemos observar que o propósito da plataforma do FGTS é justamente viabilizar a emissão de guias personalizadas, facilitar o recolhimento e até mesmo a fiscalização dos colaboradores para com as empresas. 

A SEFIP será anulada pelo FGTS Digital?

Sim, o objetivo é justamente unir todas as funcionalidades e emissões em um único espaço digital e seguro para facilitar o dia a dia das empresas. Mas um ponto importante é que o SEFIP não deixará de existir e sim de atender ao FGTS. 

Além disso, ainda não é necessário migrar definitivamente para a plataforma do FGTS, pois a fase de testes acabou a pouco sendo preciso aguardar novas orientações da receita federal. 

Conte com a Ardon e fique por dentro das principais novidades contábeis

A Ardon Contabilidade é especialista em contabilidade para pequenas, grandes e médias empresas de médio porte. Por isso, não pense duas vezes se o seu objetivo é se destacar no mercado. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba o que podemos fazer pela sua empresa. 

Ainda dá tempo de regularizar o seu negócio e implementar o FGTS Digital, viu? Fique atento aos prazos e em casos de dúvidas, fale conosco. 

O que você precisa para dar o próximo passo rumo ao futuro de conquistas no mundo dos negócios?

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
São muitas as vantagens da contabilidade para empresas. No entanto,…
Quer trocar de contador?