FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com a implementação desse novo sistema é de sua importância explicar como ele irá funcionar e quais as principais mudanças que ele traz consigo. 

Em resumo, o FGTS Digital nada mais é do que uma implementação de uma nova plataforma criada para centralizar tudo sobre o FGTS. Assim, nesse sentido ele tende a substituir com o passar dos meses a SEFIP. 

As empresas terão acesso a uma facilidade maior com as informações coletadas do eSocial. Assim, as guias rápidas serão emitidas de forma personalizada com uma maior agilidade e eficiência. 

Quer saber mais sobre esse tema? Então acompanhe a breve leitura a seguir!

Saiba o que é o FGTS Digital

Como destacamos anteriormente, o FGTS Digital é uma plataforma criada pelo Governo a pouco tempo para centralizar todas as informações e recolhimento do FGTS. Além disso, ela tem como um objetivo facilitar a emissão de documentos para as empresas e empregados. 

Com o passar dos meses, essa nova plataforma irá substituir o SEFIP. Desde 2019 foi dado início as novas atualizações que chegam para as empresas agora em 2024 e que também já passaram pela fase de testes. 

Inclusive, o responsável pelo lançamento e manutenção é o próprio Conselho Curador de Fundo. 

Quais os objetivos do FGTS Digital?

O FGTS Digital, uma plataforma que visa facilitar a vida dos usuários, tem como principais metas:

  • Melhorar a qualidade da prestação de serviços, reduzindo a burocracia;
  • Facilitar a prestação de informações aos trabalhadores e empregadores;
  • Agilizar a apuração, arrecadação e lançamento de recursos do FGTS;
  • Aperfeiçoar a fiscalização do recolhimento de recursos.

Sendo assim, podemos observar que o propósito da plataforma do FGTS é justamente viabilizar a emissão de guias personalizadas, facilitar o recolhimento e até mesmo a fiscalização dos colaboradores para com as empresas. 

A SEFIP será anulada pelo FGTS Digital?

Sim, o objetivo é justamente unir todas as funcionalidades e emissões em um único espaço digital e seguro para facilitar o dia a dia das empresas. Mas um ponto importante é que o SEFIP não deixará de existir e sim de atender ao FGTS. 

Além disso, ainda não é necessário migrar definitivamente para a plataforma do FGTS, pois a fase de testes acabou a pouco sendo preciso aguardar novas orientações da receita federal. 

Conte com a Ardon e fique por dentro das principais novidades contábeis

A Ardon Contabilidade é especialista em contabilidade para pequenas, grandes e médias empresas de médio porte. Por isso, não pense duas vezes se o seu objetivo é se destacar no mercado. Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba o que podemos fazer pela sua empresa. 

Ainda dá tempo de regularizar o seu negócio e implementar o FGTS Digital, viu? Fique atento aos prazos e em casos de dúvidas, fale conosco. 

O que você precisa para dar o próximo passo rumo ao futuro de conquistas no mundo dos negócios?

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também
Posts Relacionados
Planejamento Financeiro para Salões

Planejamento Financeiro para Salões

O planejamento financeiro para salões é de suma importância para a longevidade do negócio. No entanto, são poucos os empreendedores que entendem essa importância ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
São muitas as vantagens da contabilidade para empresas. No entanto,…
Quer trocar de contador?