Análise de Concorrência : Quando e Por Que Fazê-la?

análise de concorrência

Quais as vantagens de fazer uma análise de concorrência tanto antes quanto durante o funcionamento do seu restaurante?

Mesmo que o seu restaurante esteja funcionando a todo vapor, fazer a análise de concorrência é um processo contínuo, afinal, se você está em constante desenvolvimento, seus concorrentes também estão!

Um restaurante de sucesso não tem esse status por acaso, afinal de contas, se o sucesso fosse algo que simplesmente caísse do céu, ele seria mais comum do que realmente é.

Pois, além das questões comuns como esforço, técnica e prática, é inegável que aspectos como sorte e circunstâncias existem, inclusive, podem ser determinantes tanto para definir se você conseguirá ter sucesso quanto para, no mínimo, encurtar o caminho entre você e seus objetivos.

Contudo, infelizmente não possuímos controle sobre isso e, portanto, é necessário lançar todas as cartas que dispomos para competir no mercado e, por conseguinte, obter o seu merecido lugar ao Sol.

Portanto, tendo em vista que a competição para ter o status de “sucesso” é grande, vamos falar sobre algo simples, mas que pode mudar tudo e colocar o seu restaurante na vantagem em relação aos demais: a análise de concorrência.

Hoje, vamos destrinchar o assunto e mostrar por que esse documento é tão importante, mesmo se você já está há tempos no mercado.

Boa leitura!

Quando fazer uma análise de concorrência?

A primeira coisa a se afirmar é que sempre é um bom momento para fazer uma análise de concorrência, afinal de contas, ninguém pára no tempo e não busca melhorar o seu próprio restaurante, portanto, saber das vantagens e desvantagens que os concorrentes apresentam sempre é fundamental.

Sendo assim, mesmo antes de abrir o seu restaurante, sempre analise os concorrentes, ainda mais se estiverem próximos da localização do seu negócio, pois isso será fundamental para futuras estratégias de posicionamento, fidelização dos clientes e muito mais!

Por que fazer uma análise de concorrência com frequência, mesmo se já está atuando no mercado?

Agora, se o seu restaurante já está atuando no mercado há tempos, talvez você pense que já conhece seus concorrentes, mas como citamos, eles também estão em constante progresso.

Assim como você, eles buscam um lugar ao Sol, e para isso, ficar parado e não fazer nada é um obstáculo, portanto, é claro que eles também estão “mexendo os pauzinhos” para serem referência.

Posto isso, não é possível se convencer que os conhece e, dessa forma, sempre garantir que consegue reverter qualquer estratégia que te desfavorece.

Quais são os pontos a serem revisados ao realizar a análise de concorrência novamente?

Por fim, sabemos que se você já fez uma análise de concorrência, não quer ter que começar do zero sempre que a refizer, e apesar dessa atitude ser muito vantajosa, vamos apontar os principais tópicos que você não pode deixar de lado.

Primeiramente, você simplesmente não pode relevar se os seus concorrentes apresentaram uma novidade ao público, pois isso os mantêm interessantes ao olhar do público. 

Além disso, verificar as sazonalidades se expressando, por exemplo, decorações natalinas em dezembro, pois isso além de elevar o humor dos clientes (afinal, mostra que o seu restaurante não está alheio ao que acontece), mantém os consumidores curiosos para as novidades da próxima data festiva e o que você trará com ela.

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