Skip to content

4 dicas para manter o fluxo do caixa positivo

4 dicas para manter o fluxo do caixa positivo
Manter o fluxo do caixa positivo é resultado de cuidados diários em uma empresa.

Manter o fluxo do caixa positivo é resultado de cuidados diários em uma empresa. Mas, esse controle, por mais que pareça burocrático, é essencial para indicar prejuízos, lucros ou até mesmo descobrir quais são produtos, ou serviços de maior rentabilidade. 

Claro, é desafiador cuidar das finanças pessoais, imagina só de uma empresa quando se empreende por conta própria. Além disso, com todas as atividades do dia a dia é fácil deixar passar algum registro e ainda cometer erros no fechamento de caixa levando ele para o vermelho. 

Se a sua situação se assemelha com essa que destacamos anteriormente, fique tranquilo. Todo empreendedor solo ou de uma pequena empresa passa por isso. Por isso, para ajudar você a manter positivo o seu fluxo de caixa, preparamos um conteúdo especial. 

Para saber mais sobre a gestão de custos e descobrir as melhores dicas, basta continuar a breve leitura a seguir!

Qual a importância de manter o fluxo do caixa positivo?

Pense comigo… Você teria coragem de dirigir um ônibus de olhos fechados? Provavelmente não. Afinal, isso coloca não só você em sérios riscos como todos os passageiros que hipoteticamente estariam nele. 

O mesmo vale para o mundo dos negócios, especificamente o controle do fluxo de caixa. Com ele é necessário trilhar os caminhos mais seguros para manter tudo sempre no verdinho. 

Mas, muito mais importante do que manter o seu controle de caixa positivo é saber detalhadamente quais são as suas despesas e receitas. Afinal, esse é o papel do fluxo de caixa, segmentar todos os lucros e gastos conforme suas datas e categorias. 

A partir do momento que o empreendedor lida bem com todos esses detalhes, ele alcança uma visão ampla e precisa do cenário financeiro do seu negócio. Dessa forma, torna-se ainda mais fácil tomar decisões cada vez mais assertivas mantém o fluxo do caixa positivo. 

Mantenha o fluxo do caixa positivo com 4 dicas

A seguir, já que explicamos a importância de manter o fluxo de caixa positivo sempre na sua empresa, separamos algumas dicas essenciais que podem te ajudar no dia a dia. 

1 – Registre e categorize todas as movimentações:

Anotar e classificar cada gasto ou receita no fluxo de caixa é essencial para uma gestão financeira eficiente. A organização por categorias facilita a identificação de despesas e receitas, evitando registro genéricos.

Uma plataforma de gestão financeira simplifica o processo em comparação com planilhas, oferecendo praticidade e intuição.

2 – Verifique o fluxo do caixa diariamente:

Monitorar diariamente o fluxo de caixa proporciona uma visão em tempo real da situação financeira e ajuda a manter o fluxo do caixa positivo. 

Afinal, essa prática permite antecipar problemas, planejar estrategicamente e assegurar previsibilidade nos ganhos futuros. A constância na revisão das movimentações financeiras maximiza as oportunidades de negócio.

3 – Planeje e gerencie o estoque:

Um controle eficaz do estoque revela as quantidades de produtos e insumos, facilitando o planejamento antecipado. Gerenciar o estoque estrategicamente permite negociar descontos, melhores prazos de pagamento e evita investimentos ineficientes. Além disso, questões como valor atual do estoque e limites orientam decisões para evitar prejuízos.

4 – Não viva apagando incêndios e pense no longo prazo

Abordar dificuldades financeiras com soluções de longo prazo é mais econômico e eficiente. Utilizando o controle de fluxo do caixa, é possível projetar cenários anuais, proporcionando clareza para antecipar adversidades.

O planejamento mensal e a comparação entre planejado e realizado identificam despesas inesperadas para futuras prevenções e auxilia a manter o fluxo do caixa positivo.

Agora é a sua vez!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A Certidão Negativa de Débitos é um documento essencial, emitido…
Quer trocar de contador?