Formar o preço de venda é um dos grandes desafios para a maioria das empresas, não importa se do ramo do comércio ou de serviços.
E realmente é mesmo, pois não existe um cálculo padrão que possa ser aplicado a todos os casos, visto que o preço de venda está atrelado a diversos fatores.
No entanto, neste post vamos destacar alguns pontos importantes que podem te ajudar a formar seu preço de venda com maior assertividade. Confira a seguir.
índice
TogglePreço de venda inclui a valoração dos ativos intangíveis
Um preço de venda justo não pode nunca desprezar o quesito valoração dos ativos intangíveis, que estão relacionados a elementos, como:
- Conhecimento;
- Tecnologia;
- Marca.
A empresa Nike, por exemplo, consegue praticar os preços mais altos do mercado, pois encontra justificativa no alto valor dos seus ativos intangíveis.
Neste caso, os consumidores priorizam muito mais a qualidade do produto e a tecnologia que a marca entrega, sendo o preço fator secundário na compra.
Fatores básicos para calcular o preço de venda
Alguns fatores são básicos e estão presentes no cálculo do preço de venda para todas as empresas, como por exemplo:
- Ramo de atividade: eletroeletrônicos, têxtil, tecnologia da informação, alimentos, serviços hospitalares, serviços de internet etc;
- Perfil do cliente;
- Infraestrutura da empresa;
- Ponto comercial;
- Atendimento ao cliente;
- Qualidade e garantia dos produtos/serviços;
- Prática do pós-venda;
- Tempo de retorno do capital investido;
- Tecnologia empregada na atividade empresarial;
- Credibilidade da marca;
- Nível de expertise na atividade fim;
- Investimentos em marketing etc.
Diante da concorrência acirrada, ser competitivo se torna uma obrigatoriedade para ter longevidade no mercado.
Espiar o concorrente é essencial para formar o preço de venda
Ignorar a existência dos concorrentes impede a prática de um preço de venda competitivo e justo, para o cliente e para a empresa.
Por isso, criar o hábito de espiar os concorrentes é uma tática de venda que não pode ser negligenciada.
Para isso, pode ser utilizada uma tabela de análise dos concorrentes, contendo indicadores importantes, como:
- Qualidade;
- Prazo de entrega;
- Tempo de garantia;
- Condições de pagamento;
- Ponto de venda;
- Política de descontos;
- Reputação da marca;
- Participação no mercado (%);
- Política de sustentabilidade;
- Perfil de reação;
- Tecnologias utilizadas;
- Tempo de mercado;
- Nível de concorrência;
- Política de preços.
Tais indicadores devem ser analisados sob a ótica dos clientes, atribuindo pesos na escala de 1 a 14, neste caso. Mas isso varia conforme o número de indicadores utilizados na tabela.
O maior peso deve ser atribuído àquilo que o cliente julga ser mais importante. Não podendo repetir peso para nenhum indicador.
Com base nisso, elabore a melhor estratégia para identificar qual o preço mais competitivo, na relação custo x benefício.
Preço de venda baseado nos interesses dos clientes
O preço de venda basicamente é formado conforme os valores praticados pelos concorrentes, e os interesses dos clientes.
Portanto, para determinar o preço de venda, é importante analisar:
- Os custos;
- O preço dos concorrentes;
- O mercado consumidor.
Nesse sentido, o preço de venda embute em si o poder aquisitivo do cliente e o seu perfil de compra, além das variações da demanda de mercado.
Quer ajuda para formar seu preço de venda? Se sim, é só clicar aqui e reservar sua consultoria conosco.
A Ardon Contabilidade Consultiva terá o maior prazer em ajudar você. Conte com a gente.
This Post Has 0 Comments