Plano de negócios: o que é e para que serve?

Plano De Negocios

Entender o conceito do plano de negócios vai te garantir uma empresa mais sólida e capaz de superar qualquer desafio

Você, que sonha empreender, saiba que uma empresa não surge do nada. Aliás, é muito possível que, a depender do seu ponto de vista, o trabalho inicial seja muito maior do que aquele que você terá de desenvolver ao longo da atuação, uma vez que se as coisas não estiverem em ordem no início, elas seguirão desgovernadas ao longo do tempo e, sem sombra de dúvidas, vão proporcionar uma enorme tragédia financeira na sua vida.

Contudo, é fato, também, que essa catástrofe não precisa ser uma realidade, afinal de contas, com um plano de negócios bem-feito, você garante segurança e muito sucesso para o seu futuro negócio!

E então, curioso para saber como agregar o  mais alto nível de sucesso ao seu negócio desde o primeiro momento de atuação? 

Nesse caso, vamos ao artigo! Boa leitura!

O que é um plano de negócios?

De maneira simplificada, o plano de negócios é um documento feito antes mesmo de você pensar em conseguir um CNPJ, portanto, podemos dizer que ele é um guia que vai nortear todos os processos do seu negócio e mostrar, de maneira muito clara, as melhores maneiras de atingir os objetivos que você almeja.

Para quem está iniciando um negócio neste momento, o planejamento é vital para o sucesso, posto que, nele, serão definidos tópicos de extrema importância e que, quando bem elencados, traçarão um mapa até o seu propósito.

No entanto — e esta informação é muito importante —, tenha em mente que existem planos de negócios diferentes para fins distintos e os mais válidos são aqueles que trazem à tona situações e condições do dia a dia, sobre as quais qualquer empresa pode passar.

Mas…

Para que serve o plano de negócios?

O plano empresarial é uma forma simples, rápida e clara para descobrir se, de fato, é viável e rentável iniciar o processo de abertura de uma empresa.

Com ele, você terá predições de momentos pelos quais o seu negócio passará e, assim, entenderá a possibilidade de lucro ou prejuízo, bem como as chances de aceitação da sua marca no mercado levando em conta fatores como o público-alvo, produto e muitos outros.

Quais são os itens “obrigatórios” desse documento?

Bom, agora que você já entende o conceito geral e a serventia oficial do plano de negócios, é a hora de aprender como elaborar o seu, certo?

Mas lembre-se que, assim como dissemos, esse mecanismo deve ser feito com foco em um objetivo específico e, como tal, fica a seu critério a inclusão de novos dados além dos obrigatórios que você verá a seguir.

Sendo assim, um bom planejamento inicial deve conter:

  • Análise de mercado: estudo que mostra a chance de aceitação do mercado em relação ao produto ou serviço que o seu negócio oferecerá. Caso haja saturação no mercado, é necessário repensar não apenas o plano de negócios, mas a viabilidade do produto/serviço;
  • Análise competitiva: conteúdo que deverá apresentar os pontos fortes e fracos dos seus concorrentes diretos e indiretos;
  • Planejamento financeiro: análise aprofundada que levará em conta todos os fatores anteriores, assim como a necessidade do seu capital inicial, apresentando dados que determinem a necessidade de procurar investimento externo ou se, em outro caso, será possível iniciar a sua atuação com os valores que já tem em mãos;
  • Análise de marketing: por último, mas não menos importante, temos a análise de marketing, uma metodologia que apresentará as melhores maneiras de divulgação do seu negócio, assim como as mídias mais acessadas pelo seu público a fim de direcionar seus esforços.

Simples, né?!

É fato que, além do plano de negócios, existem muitos outros fatores que determinam o sucesso ou fracasso de uma empresa, mas, sem sombra de dúvidas, iniciar a sua atuação ao lado de profissionais especialistas vai aumentar em muito as suas chances de crescimento.

Sendo assim, se estiver procurando por uma maneira de garantir um futuro próspero, basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior da sua tela e falar com a gente!

Estamos esperando por você.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

abertura de empresa para MEI

Abertura De Empresa Para MEI: Como Fazer De Forma Simples?

Como fazer a abertura de empresa para Microempreendedores Individuais (MEIs)? Chega de dúvidas sobre a abertura de empresa para MEIs! Vamos explicar de maneira simples como é o processo para que você não precise se preocupar com nenhum tipo de

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
5 erros na gestão de pessoas durante o home office…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top