Skip to content

Impostos para pagar em janeiro

Impostos para pagar em janeiro
Todo cidadão brasileiro já começa o ano pensando nos impostos que tem para pagar em janeiro, especialmente quem tem carro, moto e veículos em geral.

Todo cidadão brasileiro já começa o ano pensando nos impostos que tem para pagar em janeiro, especialmente quem tem carro, moto e veículos em geral.

Por isso, no post de hoje compartilhamos todas as obrigações tributárias, fiscais e contábeis que a pessoa física e jurídica deverá pagar e/ou entregar ao fisco no primeiro mês do ano. Acompanhe.

Calendário tributário para janeiro de 2023

Pessoas físicas

Impostos para pagar em janeiro 1

Calendário tributário para janeiro/2023

Pessoas jurídicas

Impostos para pagar em janeiro 2
Impostos para pagar em janeiro 3

Tributos e obrigações de janeiro para donos de veículos

O mês de janeiro é sempre motivo de preocupação para quem tem veículos em virtude dos impostos que são cobrados todos os anos sobre carros, motos e veículos em geral.

Por isso, é muito importante ficar atento ao calendário fiscal de janeiro para o cumprimento de todas as obrigações tributárias logo no começo do ano.

Para te ajudar nisso, listamos a seguir todos os impostos e obrigações tributárias incidentes sobre veículos. Confira:

IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores

O IPVA é um imposto arrecadado pelo governo estadual, cujo vencimento é sempre no mês de janeiro.

A obrigatoriedade do pagamento do imposto se aplica a todos os proprietários de veículos automotores com emplacamento obrigatório, observado o ano de fabricação.

DPVAT – Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre

O seguro DPVAT está previsto na lei nº 6.194/74, sendo obrigatório o recolhimento por todos os donos de carros, motos e veículos automotores de via terrestre em geral.

Sendo por meio do seguro DPVAT que as vítimas de acidentes de trânsito, causados por veículos motorizados em via térrea ou asfáltica, podem ser indenizadas pelo governo.

Licenciamento de veículos

O licenciamento de veículos é mais uma obrigação imposta aos donos de carros, motos e veículos motorizados de via terrestre.

Tal procedimento é obrigatório, devendo ser realizado sempre no mês de janeiro, com a finalidade de autorizar o veículo a circular pelo território brasileiro.

Conclusão

Em tempo, os impostos para pagar no mês de janeiro também podem incluir as guias de recolhimento sobre rendimentos e/ou faturamentos.

Por isso, é importante buscar o suporte do profissional de contabilidade para cumprir integralmente a agenda tributária e evitar problemas com o fisco.

Clique aqui para falar com o contador. A Ardon Contabilidade Consultiva está sempre à disposição para melhor atender você. Conte com a gente!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Contabilidade para advogados é uma maneira simplificada de expressar a…
Quer trocar de contador?