Skip to content

Impostos de médicos em São Paulo

Impostos De Médicos Em São Paulo

Os impostos de médicos em São Paulo é um assunto de suma importância após o projeto da reforma tributária. Afinal, esses profissionais da saúde devem também estar atualizados das principais mudanças, mesmo que ainda não estejam valendo. 

Para tratar melhor sobre esse assunto, preparamos um conteúdo especial sobre contabilidade médica. Entenda quais são as mudanças previstas e caso elas sejam aprovadas, como podem impactar os impostos de médicos. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a breve leitura!

Como os impostos para médicos em São Paulo são cobrados?

Os médicos com seus empreendimentos podem optar por um de dois modelos de regimes tributários que atendem as necessidades de suas atividades: O Lucro Presumido ou o regime do Simples Nacional. 

A última dessas opções é para as clínicas médicas que possuem um faturamento anual de até R$4,8 milhões por ano. Mas, como no Brasil o sistema tributário não é simples, existem outros detalhes. 

Simples Nacional

Há uma carga tributária no Simples Nacional para as empresas médicas que podem sofrer uma variação de 6% até 30,5% , considerada a maior faixa de tributação no anexo 5. 

Assim como os demais participantes desse regime, o recolhimento da empresa também é feito por uma guia única, a DAS ou Documento de Arrecadação do Simples Nacional. 

A arrecadação passa por uma distribuição entre o Município, do médico, estado e União conforme já estabelecido em lei. 

Lucro Presumido

A carga tributária do Lucro Presumido só aumenta caso o valor do faturamento ultrapasse o total de R$187.500,00, sendo a soma do trimestre. No entanto, diferente do Simples Nacional, o recolhimento acontece em guias diferentes de arrecadação:

  • ISS
  • PIS
  • COFINS
  • CSLL
  • IRPJ

O que muda para os médicos com a reforma tributária

Em primeiro lugar, temos uma proposta de unificar os impostos de ISS e ICMS em um Imposto de Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) que entra como uma alternativa que substitui o COFINS e o PIS. 

Além disso, muitos profissionais se questionam sobre a dúvida no aumento na carga de impostos com a nova reforma tributária.  

No entanto, uma declaração recente do presidente do CFM, a aprovação dessas propostas trazem redução nas chances de estrangulamento da assistência médica devido à reforma tributária. 

Os impostos de médicos em São Paulo vão sentir os impactos da Reforma Tributária?

Não, e para mostrar separei fatos que os médicos não vão sentir tais mudanças da noite para o dia.

  • O Simples Nacional não sofrerá qualquer impacto, o que significa que as empresas médicas que estão enquadradas no Simples Nacional poderão continuar suas operações sem interrupções;
  • A criação do IBS (estadual e municipal) e da CBS (federal) requer a aprovação de uma lei complementar, e isso será objeto de discussão, especialmente no que diz respeito às taxas a serem aplicadas;
  • De acordo com o texto aprovado, a cobrança da CBS começará em 2026, com uma alíquota de 0,9%, e o IBS terá uma alíquota de 0,1% como medida de adaptação (as empresas poderão compensar esse valor com o devido PIS/Cofins);

Para mais assuntos como esse, acompanhe o nosso blog e saiba mais sobre impostos de médicos em São Paulo!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Abrir CNPJ em São Paulo é um passo de suma…
Quer trocar de contador?