índice
ToggleAprenda como montar a sua fachada de salão de beleza e tenha mais sucesso que seus concorrentes!
Se você está com dificuldades para dar uma revigorada no exterior do seu salão de beleza ou até mesmo se está começando agora a sua caminhada neste mundo, este post sobre fachada de salão de beleza, sem dúvidas, foi feito para você!
Todos nós que temos nosso próprio negócio sabemos bem o quanto pode ser difícil conseguir novos clientes e, sabendo do grande potencial de atração que uma boa fachada pode ter, é fato que investir nisso pode ajudar a dar aquele UP que você tanto quer.
Então, hoje, para você sair daqui “sambando na cara da concorrência”, nós vamos te ensinar o que você precisa de fato saber para montar a sua fachada de salão de beleza com o máximo de qualidade e potencial de atração.
Vem com a gente até o final e anota tudo, ok?
Mas antes…
[AVISO] Antes de iniciar o projeto da sua fachada de salão de beleza, se atente à Lei Cidade Limpa
Antes mesmo de pensar em fazer um projeto para a fachada do seu salão, barbearia ou clínica de estética, é muito importante estar atento às questões legais que envolvem essa adequação — sim, o governo regulamenta até mesmo o exterior do SEU negócio… — uma vez que o ato de ignorar ou até mesmo a falta de conhecimento sobre o tema pode gerar diversos problemas, como intimação, multa, multa com reincidência (valor em dobro), cancelamento de licença/autorização (quando houver) e remoção do anúncio.
Sendo assim, vamos às principais especificações desta Lei que dita o tamanho máximo para testada de acordo com o tamanho da sua área externa:
Imóvel | Tamanho da frente | Tamanho máximo da fachada | Altura mínima do letreiro em relação ao solo |
Pequeno | Até 10 metros lineares. | 1,5m² | 2,20m do solo. |
Médio | Superior a 10 metros e inferior a 100 metros lineares. | 4m² | 2,20m do solo. |
Grande | Igual ou superior a 100 metros lineares. | Até dois anúncios de no máximo 10m² cada com espaçamento mínimo de 40 metros entre eles. | 2,20m do solo. |
Simples, não é? Mas as especificações não param por aí…
Além de estar atento ao tamanho máximo do letreiro exterior do seu salão, é preciso que você conheça a regulamentação sobre o avanço dele em relação ao passeio público — mais conhecido como “calçada”.
Portanto, tenha em mente que, independente do tamanho do seu imóvel e, consequentemente, da sua fachada, o anúncio indicativo só poderá avançar 15 centímetros sobre a calçada ou passeio público.
Agora sim podemos falar sobre a melhor maneira de desenvolver a sua fachada de salão de beleza!
Antes da criação, sempre vem a imitação: busque por referências
Pode ficar calmo, a gente não está dizendo para você copiar literalmente a fachada do seu concorrente. No entanto, ter referências é bom não apenas para que você conheça o ponto do qual quer partir, mas também para saber o que dá e o que não dá certo.
Referências são, também, uma pesquisa de mercado capaz de indicar os melhores caminhos para o seu objetivo de acordo com o padrão do seu público, suas condições financeiras e diversos outros fatores que precisam ser levados em conta.
Explore as cores da sua identidade visual
A identidade visual do seu salão de beleza é, sem dúvidas, algo que deve ser levado em consideração ao construir uma fachada, afinal, ela precisará representar tudo o que apenas palavras não são capazes de dizer ao seu público.
Dessa forma, capriche nas cores principais do seu negócio e, principalmente…
Dê destaque ao seu logotipo
O seu logotipo foi — ou será — criado de acordo com uma série de padrões e conceitos que dizem respeito diretamente à qualidade do seu serviço e à sua comunicação com os clientes.
Então, ao dar destaque para ele, você informa aos transeuntes na rua toda a mensagem por trás da composição escolhida no desenvolvimento do seu manual de identidade.
Escolha bem a tipografia que vai usar
Temos aqui um assunto polêmico: para aqueles que não conhecem a profundidade do design gráfico e das estratégias de marca (branding), a fonte que será utilizada na fachada de salão de beleza é algo totalmente indiferente, no entanto, quando essa análise é feita por um especialista da área, é possível entender que não apenas o tipo letra é importante, mas também a sua disposição na fachada para facilitar a leitura, chamar a atenção, possibilitar a escaneabilidade e diversos outros pontos que precisam estar de acordo para que sua empreitada de fato funcione.
Invista em vidraças e espelhos, deixe que vejam do que você e sua equipe são capazes
No ramo da beleza, é fato: os clientes consomem com os olhos!
Não importa o quão bom você seja no que faz, se ninguém puder te ver em ação e validar a sua técnica, todo o seu conhecimento ficará restrito aos clientes que já conquistou ao longo do tempo.
Então, para que você possa atrair cada vez mais atenção, invista o quanto puder em vidraças e espelhos que permitam aos passantes ver os resultados que você e sua equipe são capazes de gerar.
Acredite, isso vai chamar muuuuitos clientes!
Faça testes antes de decidir a fachada vencedora
Nos negócios, assim como na vida, tudo é passível de testes e mais testes antes de validar a escolha final. Dessa maneira, ao desenvolver uma fachada para salão de beleza, faça montagens de como ela ficará — existem ótimos softwares para isso: Rhinoceros 3D, Photoshop e muito mais — e, assim, será muito mais simples escolher qual você usará para atrair cada vez mais clientes!
E então, o que achou deste artigo? Compartilhe-o nas redes sociais ou mande para os seus amigos para que mais pessoas possam ter acesso a essas informações.
This Post Has 0 Comments