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ToggleQuais são os documentos fundamentais para abrir uma empresa?
Se as burocracias já fazem parte dos seus pesadelos, saber quais são os documentos necessários para abrir uma empresa é o primeiro passo não apenas para uma boa noite de sono, como para um futuro promissor no empreendedorismo!
O começo de uma jornada sempre é a parte mais empolgante de todo o caminho, e é inegável que a energia sentida é um combustível poderoso para uma pessoa e fonte de diversas ideias e inspirações que, com certeza, podem ser o motivo de um sucesso estrondoso.
Contudo, apesar do começo de tudo ser empolgante, isso não quer dizer de forma alguma que seja livre de obstáculos e, principalmente, burocracias a serem concluídas, afinal, é por conta de existir um longo caminho a ser percorrido pela frente que esses desafios surgem.
Tendo isso em vista, vamos abordar um dos principais desafios que os empreendedores enfrentam ao iniciarem o processo para abrir uma empresa no Brasil.
Então, fique conosco até o final deste artigo e descubra quais os documentos necessários para abrir uma empresa!
Boa leitura!
Quais são os documentos necessários para abrir uma empresa?
Para abrir uma empresa no Brasil, é necessário, além de vários documentos que iremos citar a seguir, muita determinação, afinal de contas, o processo é, de fato, burocrático e técnico, então, antes de mais nada, é crucial deixar explícito que o auxílio de um profissional contábil é indispensável.
Contrato social
Em primeiro lugar, para abrir um negócio, você necessita de um contrato social, e isso é fundamental para prosseguir para as demais fases da abertura de empresa.
Nele, estarão contidas informações sobre os sócios, a verba disponível como capital, a razão social, entre outras informações que são cruciais para o nascimento de um empreendimento.
Registro na Junta Comercial
A Junta Comercial fará com que a sua empresa seja, legalmente, apta a operar, sendo assim, é o primeiro passo para obter o seu CNPJ.
Aqui, serão solicitadas ainda mais documentações tanto pessoais quanto da empresa, como cópias do RG e CPF (dos sócios também, se for o caso) e o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)
É aqui que tudo começa a tomar forma! Com exceção dos MEIs, que o processo de emissão do CNPJ é automático e online, as demais modalidades empresariais precisam entregar os documentos por correio ou pessoalmente.
Alvará de funcionamento
O alvará de funcionamento é o documento que atesta a legalidade do seu estabelecimento de operar, ou seja, ele permite que você tenha suas atividades funcionando dentro da lei.
Sendo assim, é uma etapa fundamental e que pode variar a depender do tipo de empresa que estiver abrindo, portanto, sempre mantenha o contato com o seu contador para não deixar nenhuma vistoria de lado.
Inscrição estadual
Para que a comercialização de seus produtos ou prestação dos seus serviços seja legal, é necessário pagar o ICMS e, por sua vez, ele é recolhido através da inscrição estadual do local escolhido para a sede do seu negócio.
Tendo isso em vista, nunca deixe de cumprir com seriedade esse passo, pois é obrigatório!
Licenças
Por fim, precisamos fazer um “adendo” sobre as licenças.
De fato, a depender da atividade exercida, algumas licenças precisarão ser adquiridas, como a vistoria do Corpo de Bombeiros e a Licença Ambiental, ambos exemplos de autorizações que são relativas ao objetivo e operação da sua empresa e às condições de execução.
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