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Quais são os documentos necessários para abrir uma empresa?

Quais são os documentos necessários para abrir uma empresa

Quais são os documentos fundamentais para abrir uma empresa?

Se as burocracias já fazem parte dos seus pesadelos, saber quais são os documentos necessários para abrir uma empresa é o primeiro passo não apenas para uma boa noite de sono, como para um futuro promissor no empreendedorismo!

O começo de uma jornada sempre é a parte mais empolgante de todo o caminho, e é inegável que a energia sentida é um combustível poderoso para uma pessoa e fonte de diversas ideias e inspirações que, com certeza, podem ser o motivo de um sucesso estrondoso.

Contudo, apesar do começo de tudo ser empolgante, isso não quer dizer de forma alguma que seja livre de obstáculos e, principalmente, burocracias a serem concluídas, afinal, é por conta de existir um longo caminho a ser percorrido pela frente que esses desafios surgem.

Tendo isso em vista, vamos abordar um dos principais desafios que os empreendedores enfrentam ao iniciarem o processo para abrir uma empresa no Brasil.

Então, fique conosco até o final deste artigo e descubra quais os documentos necessários para abrir uma empresa!

Boa leitura!

Quais são os documentos necessários para abrir uma empresa?

Para abrir uma empresa no Brasil, é necessário, além de vários documentos que iremos citar a seguir, muita determinação, afinal de contas, o processo é, de fato, burocrático e técnico, então, antes de mais nada, é crucial deixar explícito que o auxílio de um profissional contábil é indispensável.

Contrato social

Em primeiro lugar, para abrir um negócio, você necessita de um contrato social, e isso é fundamental para prosseguir para as demais fases da abertura de empresa.

Nele, estarão contidas informações sobre os sócios, a verba disponível como capital, a razão social, entre outras informações que são cruciais para o nascimento de um empreendimento.

Registro na Junta Comercial

A Junta Comercial fará com que a sua empresa seja, legalmente, apta a operar, sendo assim, é o primeiro passo para obter o seu CNPJ.

Aqui, serão solicitadas ainda mais documentações tanto pessoais quanto da empresa, como cópias do RG e CPF (dos sócios também, se for o caso) e o pagamento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).

Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ)

É aqui que tudo começa a tomar forma! Com exceção dos MEIs, que o processo de emissão do CNPJ é automático e online, as demais modalidades empresariais precisam entregar os documentos por correio ou pessoalmente.

Alvará de funcionamento

O alvará de funcionamento é o documento que atesta a legalidade do seu estabelecimento de operar, ou seja, ele permite que você tenha suas atividades funcionando dentro da lei.

Sendo assim, é uma etapa fundamental e que pode variar a depender do tipo de empresa que estiver abrindo, portanto, sempre mantenha o contato com o seu contador para não deixar nenhuma vistoria de lado.

Inscrição estadual

Para que a comercialização de seus produtos ou prestação dos seus serviços seja legal, é necessário pagar o ICMS e, por sua vez, ele é recolhido através da inscrição estadual do local escolhido para a sede do seu negócio.

Tendo isso em vista, nunca deixe de cumprir com seriedade esse passo, pois é obrigatório!

Licenças

Por fim, precisamos fazer um “adendo” sobre as licenças.

De fato, a depender da atividade exercida, algumas licenças precisarão ser adquiridas, como a vistoria do Corpo de Bombeiros e a Licença Ambiental, ambos exemplos de autorizações que são relativas ao objetivo e operação da sua empresa e às condições de execução.

Gostou do artigo de hoje? Se precisar de ajuda para abrir uma empresa em São Paulo, não hesite em nos contatar agora mesmo!

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