Plano De Negócios: É Necessário Ter Um Ao Abrir Uma Empresa?

plano de negócios: é necessário ter um ao abrir uma empresa

É necessário ter um plano de negócios antes de abrir o seu negócio?

O plano de negócios é um documento muito importante, mas qual é a real necessidade dele durante o processo de abertura de uma empresa?

A cada papel que surge a mais na sua mesa para que o seu sonho de empreender seja realizado, a sensação de que a burocracia será interminável se faz presente e é impossível não sentir um desânimo latente .

Afinal de contas, é indiscutível que a burocracia é uma espécie de “marca registrada” do processo de abertura de uma empresa, contudo, nem sempre todas as papeladas que se mostram na sua frente são, de fato, obrigatórias e, é claro, se for possível tirar uma papelada que for do caminho para abrir o seu negócio, por que não o fazer, certo?

Mas, será que é bom eliminar alguns processos burocráticos para abrir o quanto antes o seu empreendimento? 

Apesar de nem todos os documentos necessários para uma boa abertura de empresa serem obrigatórios, todos eles têm o seu valor e objetivo, dessa forma, ao eliminar um deles do seu caminho, é necessário ter em mente que apesar da comodidade e da velocidade a se ganhar, é claro que existirão perdas também.

Sendo assim, hoje falaremos um pouco sobre o plano de negócios e como essa documentação pode afetar a abertura do seu negócio.

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios nada mais é do que uma análise bem detalhada de aspectos internos e externos do seu empreendimento, tanto em questões de documentações e até a escolha do melhor regime tributário até uma análise da concorrência e dos pontos positivos e negativos do local ao qual a operação será sediada.

Sendo assim, é um documento de extrema importância estratégica para qualquer empreendedor, mas é ainda mais valioso para os novos empresários, afinal de contas, o mercado é ainda mais duro com os que acabam de se inserir nele.

Portanto, a próxima questão que surge deve ser se…

É necessário ter um plano de negócios ao abrir uma empresa?

Não, o plano de negócios não é um documento obrigatório para abrir uma empresa, e apesar dele conter informações que, por sua vez, têm obrigatoriedade, ele apenas as compila e adiciona outras análises e dados que, em suma, não são exigidos para abrir um negócio.

Por que elaborar um plano de negócios antes mesmo de abrir o seu negócio?

De fato, o plano de negócios tem a sua importância questionada ao se revelar que, para abrir o seu negócio, ele não se vê como um documento explicitamente obrigatório, ou seja, você pode abrir uma empresa sem ele, contudo, como citamos, haverão perdas.

Portanto, fica claro que, nesse documento, existem informações cruciais que um empreendedor novo no mercado ou que está lançando mais um empreendimento não pode ignorar, afinal de contas, o mercado não é constante, e o que pode parecer uma oportunidade de ouro pode se transformar em pesadelo.

Por isso, além de elaborar o seu plano de negócios, confie a tarefa a um contador para que, dessa forma, o documento seja completo e mostre o caminho mais próspero a ser trilhado pela sua empresa!

Então, se precisar de ajuda para trilhar o melhor caminho possível até o sucesso, nos contate agora mesmo!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um de nossos especialistas agora mesmo!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Como abrir empresa com baixo investimento? Se você acha que…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top