Qual o regime tributário para psicólogos?

Qual o regime tributário para psicólogos
Muitas delas ainda ficam em dúvida de qual o regime tributário para psicólogos receber o seu CNPJ.

Muitas delas ainda ficam em dúvida de qual o regime tributário para psicólogos receber o seu CNPJ. O psicólogo é um profissional que atua em um atividade intelectual analisando e estudando comportamentos e funções mentais de outros indivíduos.

O mais importante de tudo é saber que um psicólogo não pode ser MEI, pois essa atividade não está na lista de atividades permitidas para essa categoria. Sendo assim, resta a esses profissionais escolherem entre o Lucro Real, Presumido ou até mesmo o Simples Nacional.

Não escolha de forma aleatória o regime da sua empresa. Por isso, separamos um artigo que menciona a tributação de cada um desses regimes. Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe mais uma leitura aqui no blog da Ardon!

Saiba mais sobre as opções de tributação no regime tributário para psicólogos

A seguir, separamos as opções para que você entenda qual o regime tributário para psicólogos que atende ao seu faturamento e porte de empresa. Saiba mais!

Simples Nacional

 Neste regime, é possível unificar o pagamento de impostos em uma única guia, simplificando consideravelmente os controles e reduzindo a necessidade de lidar com diversas legislações.

Empresas optantes pelo Simples Nacional, especialmente no anexo III, podem ter uma tributação de 6% sobre o faturamento, desde que a receita acumulada nos últimos 12 meses seja inferior. 

Contudo, é essencial manter uma relação de folha de salários igual ou superior a 28% do faturamento para evitar o enquadramento no anexo V, que é mais oneroso.

Apesar do nome “Simples Nacional”, este regime possui várias faixas de tributação e regras, o que implica que a empresa pode enfrentar alíquotas diferentes sobre suas receitas mensalmente.

Lucro Presumido

No Lucro Presumido, os tributos são pagos separadamente, com destaque para os tributos federais IRPJ e CSLL. Esses impostos são apurados trimestralmente, utilizando a receita do período e aplicando uma presunção para encontrar a base de cálculo.

A legislação estabelece percentuais de presunção diferentes conforme a atividade desempenhada. No caso da psicologia, a presunção utilizada para calcular a base é de 32% tanto para a CSLL quanto para o IRPJ.

Com o IRPJ, a alíquota é de 15%, com um adicional de 10% em alguns casos. Já na CSLL, a alíquota é de 9% após a identificação da base de cálculo.

Além disso, são devidos o PIS e a Cofins sobre o faturamento, bem como o ISS, um imposto municipal, que varia entre 2% e 5%.

Na tributação pelo Lucro Presumido, a carga varia de 13,33% a 16,33%, dependendo do município, pois a prática da psicologia é considerada uma prestação de serviços sujeita ao ISS.

Para a maioria dos profissionais, tanto o Simples Nacional quanto o Lucro Presumido costumam ser opções mais vantajosas. 

Embora seja possível optar pelo Lucro Real como regime tributário para psicólogo, geralmente não é um regime muito utilizado nesse tipo de atividade.

Precisa de ajuda para definir o qual o regime tributário para psicólogos?

Conte com a Ardon Contabilidade para a abertura e legalização de empresas. Podemos ajudar você na conquista do seu CNPJ em poucos passos e ainda indicar qual o regime tributário para psicólogo que melhor atende às suas necessidades. 

Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também
Posts Relacionados
Planejamento Financeiro para Salões

Planejamento Financeiro para Salões

O planejamento financeiro para salões é de suma importância para a longevidade do negócio. No entanto, são poucos os empreendedores que entendem essa importância ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Será que o personal trainer pode ser MEI? Como o…
Quer trocar de contador?