Skip to content

CLT ou PJ: Qual o melhor?

CLT ou PJ
Hoje a Ardon irá explicar dentre CLT ou PJ qual é melhor. Entenda como essa transição pode impactar a sua vida financeira e a rotina de trabalho

Muitos consideram abandonar a sua carteira de trabalho e realizar um enquadramento como PJ. Por isso, no artigo de hoje a Ardon Contabilidade irá explicar dentre CLT ou PJ qual é melhor. Entenda como essa transição pode impactar a sua vida financeira e a rotina de trabalho. 

Acompanhe e saiba mais sobre as principais diferenças e o que é melhor para você!

Existe diferença entre o CLT ou PJ?

Sim, existem diferenças entre o CLT e o PJ, sendo a principal delas a série de benefícios existentes na carteira assinada do CLT. No entanto, nesse regime temos um salário líquido menor. 

Já no regime PJ quando comparamos ao regime CLT temos um salário líquido bem maior, mas os benefícios devem ser pagos do próprio bolso. Além disso, entenda que a decisão de ser PJ não é apenas sua. Além disso, você pode sim abrir a sua empresa, mas a empresa contratante dos seus serviços é quem escolhe o modelo de admissão para os serviços. 

Mas o que é CLT?

A sigla CLT é usada para a Consolidação de Leis do Trabalho que cabe para quem tem carteira assinada. E como destacamos, garantem mais vantagens. Além disso, o trabalho é realizado através de um Cadastro de Pessoa Física (CPF).

O que é PJ?

Já o PJ trata-se de uma pessoa jurídica que presta os seus serviços a partir do seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Essa alternativa está disponível para autônomos que não desejam se enquadrar no modelo CLT.

Como prestador de serviço ele pode se apresentar como:

  • Empresário Individual (EI)
  • Microempreendedor Individual (MEI)
  • Sociedade Limitada
  • Sociedade Limitada de um Único Sócio 
  • Sociedade individual (EIRELI)

A empresa prefere CLT ou PJ em relação aos custos operacionais?

Depende, afinal, a que opta por um prestador de serviços se responsabiliza pela sua folha de pagamento. Sendo assim, os custos são bem menores, pois ele mesmo irá se responsabilizar pela tributação. 

Quando o assunto é contrato de CLT, a empresa é responsável pelos impostos trabalhistas e o salário. Assim, o custo operacional da empresa fica ainda mais alto e pode ser mais ainda quando ela precisa de mais de um funcionário.

O INSS difere para o CLT ou PJ?

Ambos os regimes são beneficiados pelo INSS com o auxílio doença ou até mesmo a aposentadoria. Além disso, essa abordagem tem sido de grande importância para o grupo de profissionais visto o preocupante cenário da economia brasileira.

Preciso de um contador para ser PJ?

Se você acha que se tornar PJ é a melhor solução para a sua vida profissional, é importante contratar um contador para te auxiliar nessa jornada. Dessa forma será possível reunir toda a documentação e escolher o melhor enquadramento conforme a sua renda. 

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo, mostramos que a decisão de ser CLT ou PJ depende muito dos seus ganhos, assim como das exigências do mercado. Por isso, caso você deseje sair do regime CLT e abrir uma empresa, conte com a Ardon Contabilidade

Nossa assessoria contábil é referência para empreendedores de vários portes que desejam estar regularizados perante a Receita Federal e usufruir de todas as vantagens PJ.

Fale conosco agora mesmo e esclareça as suas principais dúvidas!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Com o início de um ano novo, voltam as mesmas…
Quer trocar de contador?