O que é CBO e como funciona?

CBO
Muitos ouvem falar sobre o CBO mas não sabem de fato o que é e nem como ele funciona. No entanto, é de suma importância que empresários...

Muitos ouvem falar sobre o CBO mas não sabem de fato o que é e nem como ele funciona. No entanto, é de suma importância que empresários, empreendedores e todos os que possuem funcionários ainda de que se trata. 

Essa é Classificação Brasileira de Ocupações ou CBO, que apesar de ser uma sigla muito usada, pouco sabem o que é e como funciona. Por isso, se você faz parte desse grupo, a Ardon Contabilidade preparou esse conteúdo especial. 

Acompanhe a breve leitura e saiba mais sobre o assunto a seguir!

Afinal, o que é a CBO?

A CBO é a sigla usada para Classificação Brasileira de Ocupações que teve início em 2002, pelo MTE, com base na Classificação Internacional. Sendo assim, essa foi uma sigla criada e destinada para representar todas as profissões que compõem o mercado de trabalho brasileiro.

Nesse documento contém todas as ocupações de cargos e profissões reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo principal da CBO é codificar e organizar todas as profissões existentes no nosso país.

Por ser um documento que exige uma alta precisão nas codificações, ele está sempre em atualização. Além disso, a atualização é de responsabilidade da Secretaria Especial da Previdência do Trabalho e ao contratar algum empregado, as empresas devem preencher esse campo na carteira de trabalho.

Para que serve o CBO?

A carteira de trabalho conta com um campo a ser preenchido que é o CBO, a empresa deve preencher com o código que indica a função do colaborador na sua carteira. Sendo assim, essa é uma forma de assegurar a garantia dos direitos trabalhistas dos funcionários e os benefícios do governo.

A seguir, conheça as autoridades que usam a CBO para extrair informações sobre os colaboradores da sua empresa:

  • Fiscalização do Trabalho;
  • IBGE;
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  • Imigração;
  • Seguro Desemprego;
  • Ministério da Saúde;
  • Previdência Social;
  • Relação Anual de Informações Sociais;
  • Sistema Nacional de Emprego;
  • Receita Federal.

Por isso, a empresa deve ter total atenção ao preencher o CBO na carteira de trabalho dos seus funcionários. Afinal, esse é um dado relevante não só para as empresas assim como para as autoridades e formulação de políticas públicas de emprego.

Como consultar a Classificação Brasileira de Ocupações?

A busca pode ser feita pelo próprio site do Ministério do Trabalho e Emprego dentre as diversas formas de buscas disponíveis. Você pode optar por nome, descrição, enumeração ou ocupação. 

Se a consulta for feita por nome, por exemplo, digite no ícone “Palavra-chave”, digite a palavra da busca e pesquise. Sendo assim, nos resultados haverá uma série de respostas com descrições, assim encontre a que atende a sua busca e informações desejadas.

Conclusão

Ao decorrer do assunto, explicamos o que é o CBO e qual a sua importância na carteira de trabalho. Afinal, quem trabalha com funcionários deve ter o mínimo conhecimento a respeito desse documento. 

Portanto, mais informações valiosas sobre a contabilidade de grandes ou pequenas empresas, conte com a Ardon Contabilidade.

Fale conosco e saiba mais!

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também
Posts Relacionados
Planejamento Financeiro para Salões

Planejamento Financeiro para Salões

O planejamento financeiro para salões é de suma importância para a longevidade do negócio. No entanto, são poucos os empreendedores que entendem essa importância ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Hoje a Ardon irá explicar dentre CLT ou PJ qual…
Quer trocar de contador?