Skip to content

O que é CBO e como funciona?

CBO
Muitos ouvem falar sobre o CBO mas não sabem de fato o que é e nem como ele funciona. No entanto, é de suma importância que empresários...

Muitos ouvem falar sobre o CBO mas não sabem de fato o que é e nem como ele funciona. No entanto, é de suma importância que empresários, empreendedores e todos os que possuem funcionários ainda de que se trata. 

Essa é Classificação Brasileira de Ocupações ou CBO, que apesar de ser uma sigla muito usada, pouco sabem o que é e como funciona. Por isso, se você faz parte desse grupo, a Ardon Contabilidade preparou esse conteúdo especial. 

Acompanhe a breve leitura e saiba mais sobre o assunto a seguir!

Afinal, o que é a CBO?

A CBO é a sigla usada para Classificação Brasileira de Ocupações que teve início em 2002, pelo MTE, com base na Classificação Internacional. Sendo assim, essa foi uma sigla criada e destinada para representar todas as profissões que compõem o mercado de trabalho brasileiro.

Nesse documento contém todas as ocupações de cargos e profissões reconhecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O objetivo principal da CBO é codificar e organizar todas as profissões existentes no nosso país.

Por ser um documento que exige uma alta precisão nas codificações, ele está sempre em atualização. Além disso, a atualização é de responsabilidade da Secretaria Especial da Previdência do Trabalho e ao contratar algum empregado, as empresas devem preencher esse campo na carteira de trabalho.

Para que serve o CBO?

A carteira de trabalho conta com um campo a ser preenchido que é o CBO, a empresa deve preencher com o código que indica a função do colaborador na sua carteira. Sendo assim, essa é uma forma de assegurar a garantia dos direitos trabalhistas dos funcionários e os benefícios do governo.

A seguir, conheça as autoridades que usam a CBO para extrair informações sobre os colaboradores da sua empresa:

  • Fiscalização do Trabalho;
  • IBGE;
  • Cadastro Geral de Empregados e Desempregados;
  • Imigração;
  • Seguro Desemprego;
  • Ministério da Saúde;
  • Previdência Social;
  • Relação Anual de Informações Sociais;
  • Sistema Nacional de Emprego;
  • Receita Federal.

Por isso, a empresa deve ter total atenção ao preencher o CBO na carteira de trabalho dos seus funcionários. Afinal, esse é um dado relevante não só para as empresas assim como para as autoridades e formulação de políticas públicas de emprego.

Como consultar a Classificação Brasileira de Ocupações?

A busca pode ser feita pelo próprio site do Ministério do Trabalho e Emprego dentre as diversas formas de buscas disponíveis. Você pode optar por nome, descrição, enumeração ou ocupação. 

Se a consulta for feita por nome, por exemplo, digite no ícone “Palavra-chave”, digite a palavra da busca e pesquise. Sendo assim, nos resultados haverá uma série de respostas com descrições, assim encontre a que atende a sua busca e informações desejadas.

Conclusão

Ao decorrer do assunto, explicamos o que é o CBO e qual a sua importância na carteira de trabalho. Afinal, quem trabalha com funcionários deve ter o mínimo conhecimento a respeito desse documento. 

Portanto, mais informações valiosas sobre a contabilidade de grandes ou pequenas empresas, conte com a Ardon Contabilidade.

Fale conosco e saiba mais!

5/5 - (1 vote)

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Hoje a Ardon irá explicar dentre CLT ou PJ qual…
Quer trocar de contador?