Skip to content

MEI precisa de um contador? Saiba tudo a respeito!

MEI precisa de um contador? Saiba tudo a respeito!
O MEI precisa de um contador, mas não é obrigatório. Entenda como isso funciona e quais as vantagens no conteúdo a seguir!

Uma dúvida muito comum dos microempreendedores individuais é se o MEI precisa de um contador. Há aqueles que digam que sim, mas será se realmente é necessário? 

Bem, podemos afirmar de cara que o MEI não precisa de um contador. No entanto, a contabilidade é essencial para o crescimento do seu negócio! 

Para responder a essa dúvida, a Ardon Contabilidade separou um conteúdo especial que fala sobre as exigências fiscais para os que estão enquadrados nesse regime. 

Por que o MEI precisa de um contador? 

Já destacamos que o MEI não é um regime cuja obrigatoriedade é ter um serviço de contabilidade. No entanto, esse regime tem as suas burocracias e por isso, uma contabilidade consultiva pode facilitar ainda mais o gerenciamento do negócio a ficar ainda mais simples. 

O acompanhamento da entrada e saída de valores, assim como as responsabilidades do MEI com a Receita Federal são apenas alguns dos papéis da contabilidade nesse regime. Por isso, por mais que não seja uma obrigação, é um serviço essencial. 

Para o MEI emitir NF precisa de um contador? 

Como já destacamos, o MEI não precisa de um contador, pois não é uma obrigatoriedade no seu regime tributário. Mas isso não quer dizer que esse serviço não seja essencial para o crescimento do seu negócio. Inclusive temos um artigo que fala sobre a importância da contabilidade para MEI. 

Outro ponto importante é que o microempreendedor individual não precisa realizar a emissão de notas fiscais para pessoas físicas. Sendo assim, para a prestação de um serviço por um MEI ou venda de produtos, é facultativa a emissão de NF. 

Mas, se existe um serviço ou venda em que seja necessária a emissão, para que o microempreendedor não perca essa oportunidade, ele pode e deve emitir a nota fiscal. A emissão serve para comprovar a operação e ela pode ser feita em um sistema emissor de NF. 

O MEI precisa de um contador para registrar seus funcionários?

O microempreendedor individual pode ter até um funcionário registrado conforme a legislação tributária vigente. Por isso, muitos ainda possuem dúvida se é necessário contratar uma contabilidade para a parte de contrato de funcionário. 

A boa notícia é que isso não é necessário, mas o recomendado é que o microempreendedor busque orientação com um profissional contábil durante a contratação. Dessa forma, ele terá a certeza se garantir que as regras da CLT sejam cumpridas. 

Um MEI que possui um funcionário deve estar sempre em contato com um profissional contábil sempre que surgirem dúvidas a respeito de dúvidas trabalhistas, fiscais e financeiras. 

Benefícios do MEI que contrata a Ardon Contabilidade

Como explicamos, o MEI não tem a obrigação de contratar uma contabilidade, mas essa decisão pode trazer grandes benefícios para a sua empresa. A seguir, separamos as principais vantagens que você MEI garante ao contar com a Ardon Contabilidade.

  • Facilidade para identificar erros e corrigir cada um deles com antecedência;
  • Consultoria para contrato de funcionário;
  • Auxílio na busca e obtenção de crédito;
  • Dar baixa como MEI.

Quer saber mais sobre as vantagens e principalmente como podemos alavancar o seu negócio? Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Qualquer contabilidade escolhida para administrar as finanças empresariais, sempre apontam…
Quer trocar de contador?