Skip to content

IRPF 2022: saiba como se preparar

IRPF 2022
A entrega do IRPF 2022 inicia no dia 7 de março e termina no dia 29 de abril, por isso, é importante ficar atento ao prazo para dar tempo de preparar todos os documentos.

A entrega do IRPF 2022 inicia no dia 7 de março e termina no dia 29 de abril, por isso, é importante ficar atento ao prazo para dar tempo de preparar todos os documentos.

E o principal deles é o informe de rendimento, cujo prazo de envio por parte das empresas e fontes pagadoras encerrou no dia 28 de fevereiro de 2022.

Portanto, quem ainda não recebeu este documento deverá cobrá-lo no RH da sua empresa, e solicitá-lo em suas agências bancárias ou instituições financeiras.

Saiba como se preparar para a entrega da declaração do IRPF 2022, continue lendo o post.

Como declarar o IRPF 2022?

Para declarar o IRPF 2022, o contribuinte deve ter em mãos todos os documentos a serem utilizados para consulta das informações.

Portanto, é preciso ter os dados precisos de todos os rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica pelo titular e pelos dependentes.

Por isso o informe de rendimento é tão importante, pois nele consta todas as informações bem detalhadas a serem declaradas.

Assim, com a posse dos documentos e das informações a serem declaradas, o contribuinte pode optar por transmiti-la por meio do programa da Receita Federal, ou delegá-la ao contador.

Além disso, é importante lembrar que a declaração tem o valor de um atestado de veracidade, e existe o risco de cair na malha fina.

Portanto, trata-se de uma questão burocrática que exige atenção para preencher todas as informações de forma correta.

O que pode declarar no IRPF 2022?

Para declarar o IRPF 2022, o contribuinte deverá prestar contas de todos os ganhos recebidos em 2021.

E estes ganhos podem ser provenientes de salários, aluguéis, investimentos, bens patrimoniais, como imóveis e veículos, dentre outros.

Além disso, o contribuinte também poderá fazer uso de notas fiscais e recibos emitidos nos seguintes casos:

  1. Despesa com dentistas;
  2. Despesas médicas em hospitais e clínicas médicas;
  3. Despesas com educação em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC.

Também é importante destacar que, nas despesas com saúde precisam constar o valor, a data do evento, o número do CPF do contribuinte e o CRM do profissional.

Já as despesas com educação, inclui também o CNPJ da instituição de ensino e o valor acumulado com todas as mensalidades pagas em 2021.

Quem está obrigado a declarar o IRPF 2022?

Todos os brasileiros que acumularam ganhos tributáveis acima de R$ 28.559,70 durante o ano de 2021, estão obrigados a prestar contas ao Leão em 2022.

Estes ganhos podem ser provenientes de salários, aluguéis, aposentadorias, pensões e do auxílio emergencial pago pelo governo.

Conclusão

Por fim, o IRPF 2022 não tem muitas novidades em relação ao que deve ser declarado, porém, em relação aos prazos e aos veículos é bom ficar atento.

Isso porque o prazo para o envio da declaração ficou mais curto em 2022, iniciando apenas no dia 7 de março.

Além disso, para quem vai declarar veículos é preciso consultar as novas regras para preencher o formulário corretamente.

E se precisar de ajuda, a Equipe Ardon terá o maior prazer em ajudar você.

Quero que a Ardon faça o meu IRPF 2022

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também
Posts Relacionados
Exclusão do MEI do Simples Nacional

Exclusão do MEI do Simples Nacional

A exclusão do MEI do Simples Nacional acontece quando existe um descumprimento das exigências que devem ser cumpridas no enquadramento da Receita Federal. Um exemplo

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Conheça 6 técnicas de vendas de serviços que podem ser…
Quer trocar de contador?