Skip to content

Devolução de Pix: em quais casos é possível solicitar?

devolução de Pix
Muitas pessoas físicas e empresas já se depararam com alguma situação que exigia a devolução de Pix.

Muitas pessoas físicas e empresas já se depararam com alguma situação que exigia a devolução de Pix. Seja um envio por engano ou até mesmo em caso de golpes, esse é um assunto muito buscado na internet. 

Mas você sabe que é possível solicitar a devolução do valor enviado? Além disso, existem situações específicas que permitem o reembolso do seu Pix. Por isso, no artigo de hoje, a Ardon Contabilidade traz esse assunto de utilidade pública. 

Para saber mais sobre o assunto, continue essa breve leitura!

É possível cancelar o envio de um Pix?

O Pix é uma modalidade de pagamento instantânea, ou seja, assim que enviado leva apenas alguns segundos para sair de uma conta para outra. Por isso, não é possível cancelar o envio do valor nem judicialmente. 

Por isso, a Ardon Contabilidade deixa aquele alerta de antes de finalizar a sua transação, confirmar todos os dados certinhos. Verifique tanto os dados de pagamento como de quem irá receber o valor e evite grandes prejuízos a sua saúde financeira 

No entanto, para caso de golpes ou envios para o destinatário errado, você pode estar solicitando a devolução de Pix. Mas, se isso acontecer ou não, depende da resposta do usuário da ferramenta que recebeu esse valor por engano já que ele é o único que pode enviar o valor de volta para a sua conta. 

Devolução de Pix em caso de golpes 

Primeiramente vale destacar que o Pix é uma ferramenta oficial do Banco Central protegida com sistemas de segurança. No entanto, existem quadrilhas especializadas em golpes do Pix. Para isso, o BC criou o Mecanismos Especial de Devolução (MED) que resolve várias questões como essa. 

Caso você tenha sofrido um golpe do Pix, o MED pode ser acionado e o seu banco entra em contato com o que recebeu o valor solicitando o estorno. Para isso, existe um prazo de até 7 dias para a vítima receber a resposta da sua solicitação. 

Em casos de aprovação de devolução, em até 72 horas, o golpista do Pix que recebeu o valor será avisado que deve devolver o valor para conta de origem. Essa devolução deve acontecer em até 24h após o aviso. 

Acionei o MED e não aconteceu a devolução de Pix

Caso o seu pedido de devolução de Pix tenha sido aprovado, tenha certeza que em até 72 horas quem recebeu o valor será notificado para realizar a devolução para sua conta. No entanto, passado todo o prazo e o valor não foi devolvido, acione a justiça. 

Caso o valor seja alto e compense abrir um processo, o destinatário pode ser processado criminalmente por apropriação indébita com base no artigo 169 do Código Penal. 

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo explicamos como funciona a devolução do Pix e em que caso ela se aplica. Vale destacar que o MED não se aplica para envios realizados por engano, para isso você deve procurar outros meios. Para mais dicas de finanças como essa, acompanhe o blog da Ardon Contabilidade.

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

This Post Has 0 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos: o que é?

Apuração de impostos é uma das principais atividades de qualquer empreendedor que preza por manter em dias as obrigações da sua empresa. Além disso, ela

Como abrir um societário?

Como abrir um societário?

Abrir um societário já foi ou ainda é o desejo de muitos empresários que se vêem sobrecarregados com as responsabilidades e gastos de uma empresa.

FGTS Digital: o que muda?

FGTS Digital: o que muda?

O ano de 2024 começou a pouco, mas já traz o FGTS Digital que é uma grande mudança para empresas com colaboradores. Por isso, com

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Você que é trabalhador do setor público ou privado deve…
Quer trocar de contador?