Devolução de Pix: em quais casos é possível solicitar?

devolução de Pix
Muitas pessoas físicas e empresas já se depararam com alguma situação que exigia a devolução de Pix.

Muitas pessoas físicas e empresas já se depararam com alguma situação que exigia a devolução de Pix. Seja um envio por engano ou até mesmo em caso de golpes, esse é um assunto muito buscado na internet. 

Mas você sabe que é possível solicitar a devolução do valor enviado? Além disso, existem situações específicas que permitem o reembolso do seu Pix. Por isso, no artigo de hoje, a Ardon Contabilidade traz esse assunto de utilidade pública. 

Para saber mais sobre o assunto, continue essa breve leitura!

É possível cancelar o envio de um Pix?

O Pix é uma modalidade de pagamento instantânea, ou seja, assim que enviado leva apenas alguns segundos para sair de uma conta para outra. Por isso, não é possível cancelar o envio do valor nem judicialmente. 

Por isso, a Ardon Contabilidade deixa aquele alerta de antes de finalizar a sua transação, confirmar todos os dados certinhos. Verifique tanto os dados de pagamento como de quem irá receber o valor e evite grandes prejuízos a sua saúde financeira 

No entanto, para caso de golpes ou envios para o destinatário errado, você pode estar solicitando a devolução de Pix. Mas, se isso acontecer ou não, depende da resposta do usuário da ferramenta que recebeu esse valor por engano já que ele é o único que pode enviar o valor de volta para a sua conta. 

Devolução de Pix em caso de golpes 

Primeiramente vale destacar que o Pix é uma ferramenta oficial do Banco Central protegida com sistemas de segurança. No entanto, existem quadrilhas especializadas em golpes do Pix. Para isso, o BC criou o Mecanismos Especial de Devolução (MED) que resolve várias questões como essa. 

Caso você tenha sofrido um golpe do Pix, o MED pode ser acionado e o seu banco entra em contato com o que recebeu o valor solicitando o estorno. Para isso, existe um prazo de até 7 dias para a vítima receber a resposta da sua solicitação. 

Em casos de aprovação de devolução, em até 72 horas, o golpista do Pix que recebeu o valor será avisado que deve devolver o valor para conta de origem. Essa devolução deve acontecer em até 24h após o aviso. 

Acionei o MED e não aconteceu a devolução de Pix

Caso o seu pedido de devolução de Pix tenha sido aprovado, tenha certeza que em até 72 horas quem recebeu o valor será notificado para realizar a devolução para sua conta. No entanto, passado todo o prazo e o valor não foi devolvido, acione a justiça. 

Caso o valor seja alto e compense abrir um processo, o destinatário pode ser processado criminalmente por apropriação indébita com base no artigo 169 do Código Penal. 

Conclusão

Ao decorrer do conteúdo explicamos como funciona a devolução do Pix e em que caso ela se aplica. Vale destacar que o MED não se aplica para envios realizados por engano, para isso você deve procurar outros meios. Para mais dicas de finanças como essa, acompanhe o blog da Ardon Contabilidade.

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também
Posts Relacionados
Planejamento Financeiro para Salões

Planejamento Financeiro para Salões

O planejamento financeiro para salões é de suma importância para a longevidade do negócio. No entanto, são poucos os empreendedores que entendem essa importância ou

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Você que é trabalhador do setor público ou privado deve…
Quer trocar de contador?