Restituição IPVA: saiba o que fazer

restituição IPVA

O contribuinte terá direito à restituição dos valores pagos em IPVA, quando o veículo for furtado ou roubado, ou pagos indevidamente, ou pagos em duplicidade.

Mas é preciso observar a lei vigente para cada estado, visto que o IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores é arrecadado pelo governo estadual.

Saiba mais sobre a restituição do IPVA em São Paulo lendo este post até o final. Bom proveito.

Casos que permite a restituição do IPVA em São Paulo

De acordo com o portal da Secretaria de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, existem três possibilidades de conseguir a restituição do IPVA, sendo elas:

1 Restituição do IPVA em condição de Furto ou Roubo

O contribuinte poderá ter direito à restituição do IPVA em casos de furto ou roubo ocorridos a partir do ano 2008 em diante.

Para isso, é necessário ter o registro policial do Boletim de Ocorrências, lavrado em território paulista.

Dentre essas e outras condições específicas, a restituição será automaticamente disponibilizada para resgate nas agências do Banco do Brasil.

Para saber a data disponível para saque, o contribuinte poderá acessar o portal da Fazenda no mês de março do ano seguinte ao evento.

Mas caso os valores não tenham sido repassados, ou o contribuinte não concorde com os valores repassados, poderá ser solicitada a revisão dos valores.

Neste caso, é preciso acessar o site SIVEI  para preencher e enviar o requerimento. Sendo necessário o nome constar no Cadastro do Contribuinte do IPVA.

2 Restituição do IPVA em casos de pagamento indevido

O contribuinte também poderá ter direito à restituição do IPVA em casos de pagamento de multas por infração de forma indevida ou a maior.

Para isso, também é necessário estar cadastrado no Cadastro do Contribuinte do IPVA na data do fato gerador do imposto ou da multa de trânsito.

E diferente da restituição do IPVA por motivo de furto ou roubo, neste caso, o contribuinte deverá solicitar a restituição no Posto Fiscal ou no PoupaTempo.

Dentre os documentos exigidos, deverá também informar os dados bancários para o recebimento dos valores repassados pela Fazenda.

3 Restituição do IPVA para inscrito em Dívida Ativa

A restituição do IPVA para inscrito em Dívida Ativa é um procedimento destinado a quem já está inscrito em dívida ativa, ou para:

  • Pagamento de IPVA a maior;
  • Pagamento de IPVA em duplicidade;
  • Outros motivos elencados na legislação vigente.

Assim como nos casos anteriores, o nome deve constar no Cadastro do Contribuinte do IPVA, além da exigência de comprovação de ser o responsável pelo encargo financeiro.

Conclusão

Ainda tem muitas outras observações que o contribuinte deve se atentar para ter direito à restituição do IPVA.

Por isso, é importante buscar a ajuda do contador para não perder prazos e nem incorrer em procedimentos equivocados.

Visto que, embora a legislação favoreça o contribuinte em alguns aspectos, nem sempre é fácil compreender as regras do jogo.

Neste caso, entre em contato conosco para não perder o direito à restituição dos valores pagos em IPVA.

Clique aqui para falar com o contador.

Classifiquei nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

declarar imposto de renda MEI atrasado

Como declarar imposto de renda MEI atrasado?

Para declarar imposto de renda MEI atrasado o contribuinte segue os mesmos procedimentos que pessoa física. Ou seja, para a regularização do imposto de renda atrasado é necessário baixar o programa gerador da declaração do IRPF referente ao ano pendente.

restituição IPVA

Restituição IPVA: saiba o que fazer

O contribuinte terá direito à restituição dos valores pagos em IPVA, quando o veículo for furtado ou roubado, ou pagos indevidamente, ou pagos em duplicidade. Mas é preciso observar a lei vigente para cada estado, visto que o IPVA –

Restituição IPVA PCD

Restituição IPVA PCD: Fique Por Dentro

A restituição IPVA PCD é uma possibilidade que surgiu aos donos de veículos PCD após a suspensão do pagamento do imposto. Em tese, aqueles que já efetuaram o pagamento do IPVA PCD em 2021, poderão ter direito à restituição referente

restituir imposto de renda

Saiba o que pode ser usado para restituir imposto de renda

A lei brasileira determina o que pode ser usado para restituir imposto de renda, sendo as despesas médicas e com educação, apenas alguns exemplos. Contudo, especialistas em tributos afirmam que muitos brasileiros não se apropriam desses dispositivos legais para aumentar

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A restituição IPVA PCD é uma possibilidade que surgiu aos…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top