O que é o ICMS? Aprenda de uma forma simples sobre esse imposto!

O que é o ICMS?

Aprenda agora sobre o ICMS e desvende as principais questões ao redor desse tributo!

Se você ainda não sabe o que é o ICMS e quer uma explicação simples sobre esse imposto, a sua procura chegou ao fim com este artigo!

Não é de hoje que uma das maiores reclamações dentro do mundo do empreendedorismo tem sido o sistema tributário, uma vez que estamos regidos por uma das sistematizações mais complexas do mundo, é normal que queixas sejam frequentes.

Contudo, feliz ou infelizmente, amando ou odiando o sistema vigente, é com base nele que precisamos operar se quisermos nos inserir no mercado com base na realidade e não no campo do “e se” e no que poderia ser, sendo assim, o que nos resta é encarar a realidade.

Para isso, é necessário enfrentar de frente uma das maiores dores de cabeça do empreendedor brasileiro: os impostos.

Apesar de existirem opiniões conflitantes sobre o assunto, existe um fato bem sólido: é necessário pagá-los corretamente, caso contrário, o seu negócio como um todo encara um risco gigantesco de ser retirado a força do mercado.

Dessa maneira, é necessário entender onde se está pisando para que, assim, o caminho seja mais certo e você não seja pego de surpresa por detalhes do sistema tributário.

E a bola da vez hoje é o famoso ICMS, um imposto que divide ainda mais opiniões e, principalmente, tem deixado muitas pessoas confusas sobre o que ele é e qual o real impacto dele nos empreendimentos.

Então, fique com a gente até o final deste artigo e descubra a resposta para essas questões!

Vamos lá? Boa leitura!

O que é o ICMS?

O ICMS é um imposto de âmbito estadual e incide em três casos:

  • 1º: quando há circulação de mercadoria entre cidades;
  • 2º: quando há circulação de mercadoria entre estados; e
  • 3º: quando uma pessoa jurídica circula  — ou seja, vende — uma mercadoria para uma pessoa física (o consumidor final).

Dessa maneira, existem diversas maneiras desse imposto se manifestar nas suas obrigações tributárias, mas os valores são definidos a partir de decisões de seus estados de origem e também do Distrito Federal.

Como o ICMS pode afetar o seu empreendimento?

O ICMS é um imposto que age quando há movimentação empresarial, seja em relação às primeiras cadeias de comercialização ou à fase que atinge o consumidor final, a maioria das empresas precisa lidar com esse tributo.

Dessa forma, é necessário levar em conta a sua atividade, a alíquota dos estados e/ou cidades aos quais o produto atravessa e o valor a ser pago para garantir a regularidade fiscal.

No que é necessário ficar de olho quando o ICMS está em jogo?

O ICMS é um imposto que, a depender da sua atividade, pode ficar complexo, e por isso, você não pode deixar de lado a ajuda de um contador nesse processo.

Afinal de contas, além da complexidade do tributo, existem atividades isentas, e para verificar se todas as suas operações se enquadram em alguma dessas opções, é necessário um olhar técnico.

Sendo assim, se precisar de ajuda com os seus impostos, não hesite em nos chamar!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um de nossos especialistas!

Classifiquei nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Qual valor declarar no imposto de renda MEI

Qual valor declarar no imposto de renda MEI?

Existem três situações a considerar para saber qual valor declarar no imposto de renda MEI, visto se tratar dos rendimentos de pessoa física e de pessoa jurídica. Nesse sentido, o MEI poderá ter que entregar a DIRPF – Declaração de

MEI tem que declarar imposto de renda

Quem é MEI tem que declarar imposto de renda?

Quem é MEI deverá declarar imposto de renda se os seus rendimentos ultrapassaram o valor de R$ 28.559,70 no ano de 2021. Segundo a Receita Federal, a entrega da declaração do IRPF é obrigatória para MEIs, visto que são tidos

Declarar aluguel no imposto de renda

Declarar aluguel no imposto de renda: como fazer?

Para declarar aluguel no imposto de renda, o contribuinte precisa se atentar à fonte do recebimento, se é pessoa jurídica ou física. Isso porque essas variáveis interferem na maneira de preencher a declaração do IRPF, além de implicar na forma

imposto de renda prestação de serviço

Como declarar imposto de renda prestação de serviço?

Profissionais liberais e autônomos podem declarar o imposto de renda prestação de serviço referente aos rendimentos recebidos de pessoa jurídica e de pessoa física. Sendo possível, em alguns casos, deduzir despesas provenientes da atividade laboral, e assim, reduzir o valor

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O que um sistema de gestão pode fazer pelo seu…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top