Indicadores financeiros: não ignore o alerta vermelho da sua empresa!

Indicadores Financeiros

Sua empresa pode estar gritando por socorro! Escute com clareza os indicadores financeiros e salve-se de uma falência sorrateira!

Nem toda ameaça vem declarada, e é por isso que, quando falamos em negócios, saber interpretar os indicadores financeiros é fundamental para não ser pego de surpresa por fatos desagradáveis

Se todas as situações ruins que aparecem na nossa vida viessem com aviso prévio, seria muito mais fácil lidar com imprevistos e adversidades que se impõem em nossos caminhos.

Mas, como você bem sabe, isso não é apenas uma linda utopia como, da mesma forma, é impossível de acontecer na vida de um empreendedor.

Contudo, nem sempre as más notícias vêm sem aviso. Em alguns casos, elas até avisam que algo ruim acontecerá em um futuro, mas seus comunicados não são ouvidos e, quando a situação se agrava é que percebemos.

E para que isso não seja a realidade do seu negócio, estamos aqui para ajudar! Vamos falar sobre os principais indicadores financeiros que a sua empresa precisa se atentar, pois eles são os primeiros que soam o alerta vermelho para você!

E então, vamos lá? Boa leitura!

Quais são os principais indicadores financeiros que te alertam para problemas na sua empresa?

Para entender melhor como evitar verdadeiras catástrofes na sua empresa, saber os seguintes indicadores financeiros é fundamental, então, não perca tempo e continue conosco!

Ponto de equilíbrio

Este é um dos indicadores financeiros mais importantes para a sua empresa, pois ele define quando os seus ganhos são suficientes para quitar todas as contas empresariais.

Ou seja, se ele não for atingido, quer dizer que as dívidas superaram o valor que entra no seu negócio, te deixando em dívida em algum aspecto do seu empreendimento.

Fluxo de caixa

Um aspecto imprescindível na vida dos empreendedores é o fluxo de caixa, e é um dos indicadores financeiros mais recorrentes no dia a dia.

Contudo, tê-lo em ordem não é o suficiente para identificar um possível problema, apesar de ser fundamental. É necessário ter atenção aos detalhes, às entradas e saídas de dinheiro e analisar se elas realmente são necessárias ou se podem ser dispensadas pelo bem do seu financeiro.

Margem de lucro bruto

A margem de lucro bruto é uma porcentagem que indica o dinheiro obtido após o abatimento dos custos envolvidos na confecção do seu produto ou serviço.

Sendo assim, é necessário estar de olho nele, pois ele é importante para contatar se um produto está “se pagando” e trazendo lucro ou se ele apenas está trazendo prejuízos.

Capital de giro

Por fim, mas não menos importante, o capital de giro é o dinheiro que está disponível para ações da empresa, ou seja, é o valor destinado para investimentos empresariais, e ele só é obtido depois que todas as despesas são quitadas.

Portanto, caso o capital de giro da sua empresa seja zero, é melhor se atentar! Mesmo que pouco, ter um dinheiro para investir ou para cobrir emergências é um sinal de saúde financeira.

E então, descobriu um pouco mais sobre os indicadores financeiros? Esperamos que o conteúdo tenha trazido luz às questões que lhe afligiam!

Mas, caso queira resolver esse problema pela raiz e ter profissionais especializados ao seu lado para guiá-lo pelo melhor caminho, estamos à sua disposição!

Basta clicar no botão verde no canto inferior direito da sua tela e falar com um especialista!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Quais impostos o MEI paga?

Quais impostos o MEI paga?

Procurando entender quais impostos o MEI paga? Deixa que a gente descomplica para você! Principalmente agora, no momento pelo qual nosso País tem passado, muitas pessoas têm procurado maneiras de elevar ou até mesmo recuperar suas rendas. Sendo assim, seja

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Descubra três maneiras infalíveis para conseguir clientes e fazer o…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat