Alvará De Funcionamento: O Que É E Qual É A Importância Dele?

alvará de funcionamento

O que é o alvará de funcionamento e por que ele é um pilar para o sucesso do seu empreendimento?

O alvará de funcionamento é um dos diversos documentos exigidos na abertura de empresa, mas é necessário entender o que faz com que ele seja fundamental para o sucesso do seu negócio

O caminho para obter sucesso é longo dentro da carreira de um empreendedor, mas tudo começa em um ponto: o seu sonho de empreender.

Independentemente do ramo de atuação, tudo começa com o sonho de ter uma empresa, de ter sucesso com ela e atingir os seus objetivos, principalmente aqueles que são a longo prazo!

Contudo, toda empresa precisa começar de algum lugar, mesmo que esse lugar seja distante do que você imaginou, não deixe-se abalar, arregace as mangas e siga em frente.

E para seguir em frente, é necessário, antes de mais nada, saber para onde está indo, uma vez que você até pode andar e sair do lugar de partida, mas se não for em direção aos seus objetivos, de nada adianta tanto esforço no final das contas.

Portanto, você precisa entender que, antes de empreender, existe um processo a ser cumprido, e cada etapa desse processo possui suas particularidades e importâncias para o futuro que você sonhou.

Sendo assim, hoje falaremos sobre o alvará de funcionamento e como ele pode, sim, decidir se o seu empreendimento será um sucesso ou se ele será forçado a interromper suas atividades antes mesmo de ter a chance de conquistar seu lugar ao Sol.

E então, vamos lá? Boa leitura!

O que é o alvará de funcionamento?

O alvará de funcionamento é, basicamente, uma permissão concedida pela Prefeitura ou órgão governamental municipal para que você possa, dentro da lei, exercer suas atividades e garante que a sua empresa esteja em condições para operar.

Além disso, é necessário enfatizar que esse documento precisa ser feito no órgão responsável pelo lugar em que a sede do seu negócio estará.

Quais são as principais consequências de não obter o alvará de funcionamento?

O alvará de funcionamento é um documento que comprova que o seu estabelecimento está em conformidade com as regras impostas para que, no final das contas, o convívio dos frequentadores e profissionais do local seja seguro.

Dessa forma, penalidades pesadas poderão ser aplicadas caso essa segurança seja violada — ou seja, caso a sua empresa não possua alvará ou não consiga provar que o local possui um alvará.

Tendo isso em vista, as penalidades mais comuns são multas, que podem se estender durante meses e até fechamento do estabelecimento, com o risco de apreensão de bens e produtos, além de haver possibilidade de cancelar o registro profissional.

O alvará é apenas um dentre outros documentos cruciais para o seu negócio funcionar 100%

A burocracia pode até não ser o seu assunto favorito dentro dos diversos temas que englobam o empreendedorismo, mas não há como fugir dessa realidade.

Portanto, conte conosco para aliviar esse processo e garantir a excelência na execução dele!

Basta clicar no botão verde que aparece no canto inferior direito da sua tela e falar com um especialista!

Classifiquei nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Qual valor declarar no imposto de renda MEI

Qual valor declarar no imposto de renda MEI?

Existem três situações a considerar para saber qual valor declarar no imposto de renda MEI, visto se tratar dos rendimentos de pessoa física e de pessoa jurídica. Nesse sentido, o MEI poderá ter que entregar a DIRPF – Declaração de

MEI tem que declarar imposto de renda

Quem é MEI tem que declarar imposto de renda?

Quem é MEI deverá declarar imposto de renda se os seus rendimentos ultrapassaram o valor de R$ 28.559,70 no ano de 2021. Segundo a Receita Federal, a entrega da declaração do IRPF é obrigatória para MEIs, visto que são tidos

Declarar aluguel no imposto de renda

Declarar aluguel no imposto de renda: como fazer?

Para declarar aluguel no imposto de renda, o contribuinte precisa se atentar à fonte do recebimento, se é pessoa jurídica ou física. Isso porque essas variáveis interferem na maneira de preencher a declaração do IRPF, além de implicar na forma

imposto de renda prestação de serviço

Como declarar imposto de renda prestação de serviço?

Profissionais liberais e autônomos podem declarar o imposto de renda prestação de serviço referente aos rendimentos recebidos de pessoa jurídica e de pessoa física. Sendo possível, em alguns casos, deduzir despesas provenientes da atividade laboral, e assim, reduzir o valor

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Aprenda agora sobre o ICMS e desvende as principais questões…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top